busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 15/5/2007
Sarau na Casa das Rosas
Marília Almeida

A Academia Internacional de Cinema - AIC, em parceria com a Casa das Rosas, convida para mais um Sarau da Academia, com o tema Tradução para sempre, uma edição especial que acontece durante um ciclo sobre tradução literária.

Os convidados irão ler traduções feitas por eles de escritores de todos os períodos e travarão uma conversa com os alunos do curso de Criação Literária da Academia e com o público presente sobre o papel da tradução na disseminação e perpetuação da literatura no mundo e como elo internacional entre os povos. Para isso, além da presença de seus curadores, Flávia Rocha e Marcelo Carneiro da Cunha, e um de seus professores, o escritor e jornalista Michel Laub, o evento receberá os convidados Vadim Nikitin e Floriano Martins.

Vadin é tradutor, ator e diretor que nasceu em Moscou e vive no Brasil desde 1976. Atuou em Bacantes (de Eurípides) e Ela (de Jean Genet), sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, no Teatro Oficina, entre outras peças. Já dirigiu Os sete gatinhos (de Nelson Rodrigues) e Canção de cisne (adaptada de um conto de Tchékhov) e recentemente tem trabalhado em traduções de Antón Tchékhov e Marguerite Duras.

Já o poeta, editor, ensaísta e tradutor Floriano Martins nasceu em Fortaleza e é autor de livros de poesia como Cinzas do sol e Sábias areias e traduziu livros como Poemas de amor - antologia poética, de Federico García Lorca; Delito por bailar o chá-chá-chá, de Guillermo Cabrera Infante; entre outros. Em janeiro de 2001 criou o projeto Banda Hispânica, banco de dados permanente sobre poesia de língua espanhola, de circulação virtual, integrado ao Jornal de Poesia. Edita com Claudio Willer a revista de cultura Agulha.

Para ir além
Sarau da Academia - Curadores: Flávia Rocha e Marcelo Carneiro da Cunha - Convidados: Vadim Nikitin, Floriano Martins e Michel Laub - 15/05, às 19h30 - Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37, Bela Vista - São Paulo - Entrada franca e aberta ao público - Informações: [email protected] - Telefone: 11 3826 7883

Marília Almeida
15/5/2007 à 00h00

 

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês