busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 16/5/2007
Tango no Tom Brasil
Marília Almeida

São Paulo parece ter, decididamente, criado um roteiro consistente para apreciadores do famoso ritmo portenho. Pelo menos no primeiro semestre desse ano, os fãs do tango foram servidos de todo tipo de espetáculo para celebrar a música argentina. Após o show com toque moderno da Orquestra Típica Fernández Fierro, no Auditório do Ibirapuera, do instrumental cool do De Puro Guapos, no Tom Jazz, entre março e abril, foi a vez da Cia. de espetáculos Uma Noite em Buenos Aires se apresentar em um espetáculo com formato tradicional.

Há mais de trinta anos visitando a cidade, a companhia já fez mais de uma apresentação no Tom Brasil apenas nesse ano. Entre instrumentais, bailados e cantados, músicos argentinos, com destaque para o pianista Atílio Stampone, que tocou com um dos grandes nomes do tango moderno, Astor Piazzolla (1921-1992), três cantores e bailarinos foram acompanhados pela orquestra composta por piano, contrabaixo acústico, bandoneon, violino e guitarra e regida pelo maestro Carlos Buono.

Diante de um fundo brilhante e luzes coloridas que complementaram o tom dramático e intenso do ritmo, os dançarinos se destacaram em diversas aparições com expressões de dor e prazer, roupas sofisticadas e muitas jóias, ovacionados pelo público que, praticamente, lotou a casa. Já os cantores foram o ponto menor e mais heterogêneo do espetáculo, com altos e baixos em suas duas vozes masculinas e uma feminina, se comparados à entrada triunfal e virtuosística da orquestra, que logo interpretou belamente "Buenos Aires hora cero", de Piazolla. Mas o momento mais emocionante foi a execução de "El dia que me quieras", de Carlos Gardel, onde, lentamente, um triste violino tomou lugar no ambiente, seguido pelo bandoneon e o piano com ritmo e velocidade crescente de arrepiar.

Agora, no dia 17 de maio, o Tom Brasil dá continuidade ao seu roteiro portenho ao apresentar Mariano Mores e seu espetáculo de música e dança Uma Vida Para El Tango, acompanhado pela orquestra formada por Gabriel Mores e Aldo Falasca (teclados), Tomas Gianninni (bandoneon), Ignacio Riccio (bateria), Juan Scaffino (violino) e Eduardo Lettera (contra-baixo); pelos cantores Silvia Mores, Daniel Cortes, Gabriel Mores e Ariel Mores; além de bailarinos. Quase todo o repertório do show é formado por músicas de autoria de Mores ou em parceria com outros cantores, entre elas "Tanguera", "Una lágrima tuya", "Déjame", "Serenata orillera", "Adiós pampa mia" e "El estrellero", além de "Volver", de Carlos Gardel.

Do alto dos seus 89 anos, o argentino pode ser considerado uma instituição do tango. Começou sua formação artística em Buenos Aires, no bairro San Telmo - fonte criadora do ritmo - e, aos 17 anos, se tornou pianista do cantor Francisco Canario, com quem tocou por mais de uma década. Suas obras já foram gravadas por Julio Iglesias, Luis Miguel e Plácido Domingo, entre outros e, como maestro, Mores já dirigiu diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica de Londres, a Sinfônica de Montevideo e a Sinfônica do Estado (Argentina).

Suas músicas, além de serem interpretadas na peça da Broadway Tango Argentino, chegaram à Hollywood em 2001 por meio do diretor Baz Luhrmann, que procurava um tango especial para usar em um musical que filmava na época. Foi assim que "Tanguera" foi parar em uma das cenas de Moulin Rouge. Hoje, depois de uma vida dedicada à música, Mores é enfático: "Não me despeço porque estarei sempre junto ao tango e ao meu povo".

Para ir além
Mariano Mores no Tom Brasil - 17 de maio, quinta-feira, às 21h30 - Rua Bragança Paulista, 1281 - Informações e compra de ingressos: bilheterias Tom Brasil Nações Unidas - Rua Bragança Paulista, 1281 - Compra por telefone - Ingresso Rápido: (11) 2163-2000 - Pela Internet: Sites do Tom Brasil e Ingresso Rápido.

Marília Almeida
16/5/2007 às 02h08

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês