busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sábado, 26/5/2007
Cinemas invadidos no Brasil
Marcelo Miranda

Nunca deve ter acontecido antes: o circuito brasileiro de cinema tem 2.095 salas de exibição comercial. Com a estréia, no dia 25, do novo Piratas do Caribe, um total de 1.459 dessas salas está ocupado por apenas dois filmes - Homem-Aranha 3 e Piratas do Caribe 3 - No fim do mundo. Isso dá 70% de todo o circuito.

É um acinte, um absurdo, uma invasão sem precedentes. Nem quero imaginar quando Shrek 3 estrear, no final de junho. Não vai sobrar uma salinha que seja...

São Paulo mesmo, que possui o maior circuito exibidor do país, tem 362 salas. Dessas, 247 estão tomadas pelas aranhas e pelos piratas. Só que, na pior das hipóteses, cidades maiores têm opções aos montes, ainda que limitadas em casos assim.

Eu sou meio radical: acho que situações como essa deveriam ser terminantemente proibidas, nem que o governo intervisse. Algo como limitação no número de cópias. Não faz o menor sentido o Brasil aguentar uma estréia como a de Piratas..., com suas quase 700 cópias. Mas vai falar isso pra um pobre coitado exibidor. Ou mesmo enfrentar o poderoso lobby de Hollywood.

E tenho dito. Só precisava desabafar.

P.S. - algumas das informações acima foram retiradas dos blogs do crítico Luiz Zanin Oricchio e da Ilustrada no Cinema, editado pelo colega Leonardo Cruz.

Marcelo Miranda
26/5/2007 às 13h44

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês