busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 6/6/2007
Pizza leve com massa fina
Marília Almeida

O bairro do Paraíso, em São Paulo, possui muitos deliverys. Mas Ana Komel achou que faltava um pouco de sofisticação nas pizzas entregues na região. Explica: "A pizza exige maior tempo de preparo. A massa pronta precisa descansar de quatro a seis horas, o molho pré-pronto deve ser feito no dia e os ingredientes devem ser frescos, pois o presunto, por exemplo, pode ressecar e perder a qualidade".

Então, Ana, que já tinha tido anteriormente um restaurante de massas em Pinheiros, instalou, desde setembro, na esquina das ruas Afonso de Freitas com Carlos Steinen, a Vicina Pizzeria. Aberta com a proposta de operar apenas com serviço de delivery, logo ganhou mesas e bistrôs, acomodados em dois pequenos salões, que ficam menores no inverno, quando o espaço em frente ao sobrado fica fechado por causa do frio. Mas Ana pretende, em breve, aumentá-lo para o segundo andar. "Queria abrir algo pequeno que fosse crescendo com a minha cara", justifica.

O clima, informal e descontraído, é decorado com muitas velas, fotos de shows de cantoras como Zélia Duncan e Maria Bethânia e de tatuagens, e quadros, obras da polivalente Ana, que, além de fotógrafa profissional e ter a pintura como hobby, trabalha na TV há 26 anos. O ambiente é complementado pela falta de garçons que objetiva fazer com que as famílias ou grupos de amigos se sirvam e sintam-se em casa.

Há também outro motivo menos visível: Ana, além de atender seus clientes, compra os ingredientes e ainda coloca a mão na massa e ajuda a preparar os recheios. "Além de ser perfeccionista e gostar do que faço, isso me permite fazer coisas novas de tempos em tempos. Por exemplo, sempre mudo o sabor das lasquinhas crocantes, temperadas com ervas finas, servidas como entradas. Já fiz com manjericão, gergelim, semente de girassol e agora estou testando pães com calabresa", afirma.

Para saborear junto com a cerveja, em garrafa e servida em copo gelado, o cardápio oferece 27 sabores de pizza. O destaque é sua massa, fina e crocante, desenvolvida a partir de receitas italianas antigas, além do recheio, preparado na hora. Entre as sugestões, destaque para a leve Vicina Selvatica, com mussarela, abobrinha refogada com shoyu e cortadas minuciosamente, parmesão ralado, orégano e tomate seco; e a Vicina Impazziro, com mozarela, champignon, bacon, orégano e azeitona.

Para ir além
Vicina Pizzeria - Rua Afonso de Freitas, 603, Paraíso - Tel. 3052-4406 e 3057-3092 - De terça a domingo, a partir das 18 horas - Pizzas para viagem e salão - De R$ 17,00 a R$ 25,00 - Cerveja Brahma, Bohemia e Stella Artois.

Marília Almeida
6/6/2007 à 00h46

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês