busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 11/6/2007
Tiramisù!
Adriana Carvalho


O chef da Osteria del Pettirosso, Marco Renzetti

A Osteria Del Pettirosso, recém chegada aos Jardins, em São Paulo, não tem a pretensão de inventar nem seguir nenhuma moda da gastronomia. Quer é servir comida italiana bem feita e autêntica. De fato, falam por si próprias as entradas, como o creme de tomate sobre fatias de queijo ou as batatas enroladas com espinafre e presunto, que despertam o apetite bem antes de chegar à mesa, quando os olhos crescem sobre o cardápio convidativo. O mesmo pode se dizer dos pratos primeiros e segundos pratos, como o nhoque com cogumelos servidos na cestinha de queijo parmigiano e o pappardelle de sêmola e cacau com molho de cabrito cozido no vinho tinto e tomate. Massas artesanais sempre são fundamentais.

Mas a prova dos nove para saber se a casa cumpre aquilo a que se propõe está na sobremesa. No tiramisù, mais propriamente. O doce é um arroz de festa das sobremesas italianas. Figura no cardápio dos mais variados estabelecimentos, dos quilos que compram a sobremesa terceirizada e a servem em potinhos plásticos até restaurantes com preços bem salgados. Mas, quase sempre, independentemente dos cifrões, o resultado é uma sobremesa pobre, ressecada e sem graça. Pois bem, a Osteria del Pettirosso serve tiramisù como se deve, vale a pena conferir: em primeiro lugar utiliza mascarpone, em creme levíssimo, feito pelo próprio chef da casa, o romano Marco Renzetti (que também faz os pães e massas servidas na casa). Ele usa, apropriadamente, pão-de-ló. Parece óbvio, mas o fato é que muita gente acha que tiramisù é pavê e o faz com biscoito champagne. E, grande detalhe esquecido quase sempre: café de alta qualidade, no caso, expresso e da marca Astro. Coincidentemente, na manhã seguinte, ligo a televisão e lá está o chef inglês Jamie Oliver fazendo o que? Tiramisù! Ele, que acabou de lançar um livro só sobre cozinha italiana, finaliza a sobremesa polvilhando chocolate em pó e raspas de chocolate. Na sobremesa da Osteria, os grãos de café por cima do mascarpone, garanto que são bem mais saborosos. Mas Oliver disse no programa que estava usando chocolate com 70% de cacau e isso o redimiu. Aliás, ele contou também que em Londres tem uma loja chamada Chocolate Society, onde se vende chocolate com diferentes porcentagens de cacau e até um com 100% de cacau! Será que é tão bom quanto parece??

Para ir além
Osteria del Pettirosso - Endereço: Al. Lorena, 2.155, Jardins, São Paulo - Funcionamento: ter. a sáb., das 12h às 15 e das 19h30 à 0h; dom., das 12h às 17h.

Adriana Carvalho
11/6/2007 às 16h47

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês