busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 2/7/2007
Uma carta de peso
Adriana Carvalho

Trabalho bonito o do sommelier Paulo Rogério Lima Câmara, que elaborou a nova carta de vinhos da churrascaria Vento Haragano. Carta literalmente de peso, diga-se de passagem. Possui 48 páginas, com capa de couro e, mais do que apresentar os 540 rótulos disponíveis na casa (com preços que vão de cerca de R$ 30 a até quase R$ 20 mil), traz informações suficientes para dar uma aula aos comensais.

Começa com a Roda dos Aromas, que vem a ser uma um gráfico que mostra os aromas freqüentemente notados nos vinhos, desde os mais genéricos aos mais específicos, desde os mais bucólicos, como amora silvestre e framboesa até os mais esdrúxulos, como "cachorro molhado", "gambá", "sabonete" e "peixe". Em seguida, são apresentados os principais tipos de uvas tintas e brancas. A viagem pelas regiões e sub-regiões vinícolas, ilustradas com mapas detalhados, completa a aula. Um bom e merecido destaque é dado aos vinhos brasileiros e aos dos vizinhos sul-americanos. Do Chile, por exemplo, aprende-se que hoje o país é o 14º produtor mundial, tendo escapado, graças a altitude, a uma praga que quase dizimou vinhedos em vários países. De lá veio o vinho que degustamos na casa, um Domaine Conté Gran Reserva, metade Cabernet Sauvignon, metade Merlot. Confesso que não sou iniciada ainda na arte da Roda dos Aromas e não saberia dizer nada mais sobre ele além do fato de que ele nos fez muito felizes aquela noite.

No capítulo Brasil, os rótulos são divididos entre aqueles com selo de denominação de origem do Vale dos Vinhedos; os demais produzidos na Serra Gaúcha e os da região conhecida como Campanha, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Vinhos do velho mundo também contam com informações detalhadas na carta. Os franceses, como não poderia deixar de ser, ganharam uma página para cada sub-região, como Bordeaux, Rhone, Borgonha, Champagne, além de menções a Beaujolais, Mandiran, Languedoc, Alsácia e Loire. Carinho especial também é dado aos vinhos italianos, espanhóis e portugueses. Também estão presentes na carta exemplares da África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Líbano. No total são 14 os países presentes. A Vento Haragano possui adega climatizada com dois ambientes com temperatura diferenciada para os tintos e os brancos e espumantes.

Para ir além
Churrascaria Vento Haragano - Avenida Rebouças, 1001 - Horário: 11h às 16h e 18h às 00h (sex. até 0h30; sáb. sem intervalo até 0h30; dom. sem intervalo até 23h)

Adriana Carvalho
2/7/2007 às 18h54

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês