busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Sexta-feira, 6/7/2007
Flip: Jim Dodge e Will Self
Rafael Rodrigues

A mesa com Jim Dodge e Will Self foi a primeira que vi do início ao fim até agora. E, mesmo concordando com o Julio quando ele diz que não dá pra dizer que tal mesa foi a melhor de toda a Flip sem ter visto todas - ou ao menos a maioria -, digo que é bem provável que a conversa do Arthur Dapieve com Dodge e Self seja a mesa mais divertida de todo o evento.

Os autores leram trechos de suas obras (Dodge leu um trecho de Fup e Self de Como vivem os mortos; depois Jim leu um poema belíssimo, não digo agora o título porque esqueci na pousada, mas dá pra encontrar no Google procurando "I believe Jim Dodge") e falaram de literatura, é claro. Mas também de política e do problema ambiental que o mundo inteiro vem enfrentando há não sei nem mais quantas décadas.

Ao ser perguntado sobre a política ambiental do governo Bush, "se é que existe alguma", como disse o Dapieve, Dodge respondeu: "já ia perguntar no que você está falando", como se dissesse que não existe uma "política ambiental" no governo Bush.

Uma das melhores perguntas foi pro Self, sobre terrorismo. Depois de dizer que nada o preocupa, Dapieve perguntou: "o terrorismo não o preocupa?" O escritor inglês, que estava com um excelente senso de humor, disse que não, o terrorismo não o preocupa. O que o preocupa é a possibilidade de escorregar no sabonete no meio do banho e quebrar a cabeça no chão. Chegou até a declarar "guerra aos sabonetes", mas depois ele falou muito sério e tal. Se preocupa, sim, com o terrorismo, mas se preocupa mais com as mortes de inocentes que, segundo ele, George W. Bush e Tony Blair causaram no Oriente Médio.

A melhor frase da mesa, na minha opinião, foi do Self, só não consigo lembrar de onde ou por que ela veio: "A televisão é o supositório cultural da sociedade. Você enfia lá e cada vez sai mais merda".

O homem está coberto de razão. Ou não?

Rafael Rodrigues
6/7/2007 às 12h25

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês