busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 9/7/2007
Festival de Inverno Ouro Preto
Ana Elisa Ribeiro

O Festival de Inverno de Ouro Preto é um desses eventos que parecem sempre ter existido. Algumas gerações atrás, a tradição teve início. Durante muito tempo, ele foi promovido pela UFMG, que na última década o levou para Diamantina.

Mas Ouro Preto não fica sozinha. Logo vários centros universitários privados passaram a conduzir o Festival. Sempre em julho, com duração de 15 ou de 20 dias, em média, trata-se de uma bela oportunidade de sair de férias para fazer algo que preste. Passar frio tomando caldo quente, experimentar lareiras de pousadas antigas, respirar ar puro, ouvir saraus pela rua, beber vinho, andar de mãos dadas, assistir a espetáculos, visitar o centro histórico.

Este ano, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é que conduz as atividades do Festival. Oficinas, workshops e espetáculos tomam conta da antiga Vila Rica. A cidade respira cultura, de verdade, faz tempo. E o clima das pessoas é de disposição para experimentar teatro, dança, literatura, artes plásticas e culinária.

Além das várias atividades que estão na pauta do Festival de Inverno, haverá saraus, leitura em voz alta, prosa e poesia. Não poderia mesmo faltar isso na cidade onde aconteceu a arcádia mineira.

Observação federal: a UFMG, embora tenha esse nome, fica em Belo Horizonte e é apenas uma das universidades federais localizadas em Minas. A UFOP é uma das mais antigas. Há outras tantas (tantas mesmo!), entre elas a UFViçosa, a UFUberlândia, a UFJuiz de Fora e a UFSão João Del Rei. Todas de expressiva produção científica, embora mais em umas áreas do que em outras.

Ana Elisa Ribeiro
9/7/2007 às 20h30

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês