busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 27/7/2007
Durango Kid, jornalista
Guga Schultze

Propriamente eu sou
Durango Kid
eu vim trazer
eu vim mostrar
novo jornal
novo sorriso

propriamente dizer
o só exato
pois hoje eu sou
o que eu fui
não desmenti
o meu passado
esse jornal
é meu revólver
esse jornal
é meu sorriso.


"Durango Kid" (Toninho Horta/ Fernando Brant)

Esse foi um pequeno hino ao jornalismo, num tempo em que havia um inimigo comum - no caso, o regime político militar brasileiro - e todo jornalista sentia um certo orgulho da profissão, que lhe permitia fazer parte de uma "resistência" ao obscurantismo vigente, e uma canção podia ser usada para isso, para dizer essas coisas. Ainda que o jornalista tivesse que despistar a censura, o que não era, "propriamente", tão difícil, porque a estupidez era oficial.

Durango Kid era um herói de antigos seriados, um cowboy justiceiro e, por isso mesmo, levemente marginal, é óbvio. Provavelmente foi um personagem querido de Fernando Brant, poeta, letrista e jornalista, que fez a letra sobre a música de Toninho Horta.

A música tocou nas rádios, a gente ouvia na rua, nos bares, nas festas, e ela provocava aquele pequeno sorriso irônico; a censura deixou passar, não viu. Éramos todos irmãos, pela liberdade de expressão, ainda que existisse alguma discordância ideológica. Mas nada tão grave a ponto de desunir uma fraternidade comum, que se opunha a uma adversidade incomum. Nada será como antes.

Milton Nascimento gravou, em 1970, acompanhado pelo Som Imaginário. Ouça um trecho.


Guga Schultze
27/7/2007 às 23h32

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês