busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 1/8/2007
Blogs de jornalistas triloaded
Julio Daio Borges

Meu texto tem voltado à tona com dois novos "ataques" à blogosfera - o primeiro do Estadão; o segundo, meio enviesado, da Folha.

Meu texto tem sido relembrado como um exemplo radical, primeiro, de ataque à velha mídia (ou à sua presença na Web); segundo, de defesa da nova.

O Estadão bobeou porque não percebeu - como o FT, por exemplo, percebeu - que os blogueiros, junto com os mecanismos de busca e as redes sociais, são os grandes divulgadores de seu novo portal.

E a Folha bobeou porque, no seu histórico progressismo e pluralismo de idéias, deu voz a um sujeito de um conservadorismo anacrônico - no que se refere à nova mídia, à nova economia da cultura e à nova organização da sociedade.

O Estadão não deveria estar preocupado com os blogs independentes, mas, sim, com outros portais, como o G1 - que não acompanho tão de perto, mas que tem impressionado bastante pela agressividade (é o Globo.com que não foi; e que pode ser um dia...).

Já a Folha perdeu tempo com esse Diogo Mainardi da Web 2.0. Pois, será que alguém ainda dá ouvidos a sujeitos que "profetizam" que a WWW é o "fim dos tempos" etc.? Quando o mainstream era hegemônico, esses ataques até preocupavam, mas agora...

"Será que estamos preparados para substituir o mainstream?" - esta, para mim, tem sido a grande questão. Não mais uma questão de gosto, portanto... Vamos assumir essa responsabilidade? Ou não vamos? Voluntários???

Para ir além
"Blogs de jornalistas reloaded"

Julio Daio Borges
1/8/2007 às 21h16

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês