busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 10/10/2007
Gatos e burros n'água
Pilar Fazito

Para quem gosta de esmiuçar as curiosidades sobre a língua portuguesa, O pulo do gato 2 (Geração Editorial, 2007, 127 págs.), de Márcio Cotrim, pode ser um divertido... aperitivo.

A exemplo do volume 1, o jornalista e escritor carioca disponibiliza uma coletânea de informações e historietas sobre palavras e expressões populares, publicadas em sua coluna semanal no Correio Braziliense.

Cotrim usa uma linguagem fácil e agradável ao descrever a origem dos termos. Soma-se a isso um projeto gráfico irreverente e bem cuidado, o livro atrai o público leigo geral e atiça a curiosidade até de jovens e crianças.

Ser capaz de atrair a atenção desse público para algo tão importante quanto a língua que falamos, por si só, já é um grande mérito. Mas o autor escorrega (e feio) ao não mencionar fontes ou fornecer indicações de aprofundamento do tema.

É bem verdade que o prefácio nos adverte do fato de Cotrim não ser filólogo, mas um "leitor atento" e "escritor cuidadoso". Infelizmente, é preciso dizer que nenhum escritor cuidadoso que se lance na tarefa (árdua e melindrosa, diga-se de passagem) de descrever qualquer aspecto lingüístico deixa de fora uma referência bibliográfica básica. Por mais simples que ela seja.

A falta de referências bibliográficas e documentais e de citações de fonte num trabalho como esse não só desperta a incredibilidade como também impede o leitor de ir além.

O pulo do gato 2 acaba não se completando. Fica no meio do caminho como um bom aperitivo. Mas aperitivos não alimentam.

Pilar Fazito
10/10/2007 à 01h17

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês