busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 9/10/2007
Ariano Suassuna 80 anos
Marília Almeida

Com atividades múltiplas que envolveram reflexões com estudiosos e manifestações artísticas inspiradas ou oriundas de sua obra, os 80 anos do escritor, advogado, filósofo e dramaturgo paraibano, autor da peça Auto da Compadecida (1955) e do romance A Pedra do Reino (1971), foram extensamente comemorados em centros culturais paulistas, como o Memorial da América Latina e o Centro Cultural São Paulo, no final do mês passado. Quem não pôde conferir ainda pode ver, até o dia 19 desse mês, a exposição fotográfica Do Reino Encantado, no Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura, localizado no centro da cidade.

Nela, Gustavo Moura, fotógrafo da Coordenação de Extensão Cultural da UFPB que foi selecionado recentemente para compor a coleção MASP/Pirelli, apresenta parte do seu acervo artístico e documental, com fotografias das mais diversas manifestações culturais populares do agreste nordestino, com ênfase nos estados de Pernambuco e Paraíba. Elas estabelecem uma aproximação com a obra de Ariano, tambem atual Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco e ocupante de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Admirador das cenas do sertão, o fotógrafo viu nas linhas de Suassuna a essência do seu trabalho fotográfico e a conclusão desta descoberta é o livro Do Reino Encantado, com o qual ambiciona perpetuar, para as próximas gerações, o interesse pelas raízes e identidades culturais nordestinas.

A mostra ainda inclui um áudio visual de 54 minutos que exibe uma entrevista de Ariano Suassuna no programa Conexão Roberto Dávila.

Para ir além
Exposição Do Reino Encantado - Até 19 de outubro - Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura - Rua Álvares Penteado, nş 70 - II Mezanino - Centro - São Paulo - SP - De segunda a sexta, das 10 às 16 hs. - Entrada franca

Marília Almeida
9/10/2007 às 07h04

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês