busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 12/10/2007
Orquestra Sinfônica de Euskadi
Marília Almeida

O Mozarteum Brasileiro trouxe, nos dias 9, 10 , 11 e 13 de setembro, pela primeira vez ao país, a espanhola Orquestra Sinfônica de Euskadi. Os concertos, no Auditório Ibirapuera, Teatro do SESC Santos, Sala São Paulo e no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, também marcam os 25 anos de atividades da orquestra que, no país basco, supera 7 mil assinantes em seus concertos.

Especificamente no dia 12, na Sala São Paulo, o destaque de uma noite dedicada aos compositores russos modernos e autores bascos foi o solista Bruno Gelber, que executou o Concerto nº 3, op. 30, em ré menor, para piano e orquestra de Sergei Rachmaninov; além da eficiente apresentação de toda a orquestra na dramática e nuclear Sinfonia nº 10, op. 93, em mi menor, de Dmitri Shostakovich.

Os compositores bascos que fizeram parte do repertório da orquestra no evento, como Madina e Guridi, também fazem parte de sua discografia, composta ainda por Usandizaga, Arámbarri, Isasi, Escudero, Sorozábal, Aita Donostia e Tomás Garbizu; um CD triplo com obras encomendadas a Bernaola, Larrauri, Ibarrondo, de Pablo, Escudero e Castro; um dedicado a Maurice Ravel; o 1º disco com o barítono malaguenho Carlos Alvarez; uma gravação com o cantor basco Benito Lertxundi, entre outros.

Após a Euskadi, o Mozarteum ainda apresentou a Orquestra Sinfônica da Galícia e grandes solistas na Sala São Paulo, que executou Concerto para violino, a "Sinfonia No. 4" de Brahms e composições do compositor espanhol do século XX, Manuel de Falla. Agora é a vez dos Recitais com Robert Holl e David Lutz, que fecharão a Temporada 2007 do evento.

O baixo holandês Robert Holl é um cantor de Lieder que tem predileção pelo repertório alemão e russo. Holl e o pianista Lutz apresentarão peças de Schumann, Rachmaninov e Tchaikovsky na Sala São Paulo no dia 22, em concerto somente para asssinantes do evento, e no dia 23 de outubro. O holandês ainda ministrará uma masterclass gratuita para estudantes de música e ouvintes no dia 24.

Para ir além
Mozarteum Brasileiro 2007 - Recitais com Robert Holl e David Lutz - 22 e 23 de outubro - Sala São Paulo - Praça Julio Prestes s/n - Centro - Preços: de R$ 60 a R$ 150 - Informações e ingressos: (11) 3815-6377.

Marília Almeida
12/10/2007 às 07h40

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês