busca | avançada
97126 visitas/dia
2,6 milhões/mês
Domingo, 28/10/2007
Fórum das Letras 2007
Pilar Fazito

De 01 a 04 de novembro, Ouro Preto sediará a 3ª edição do Fórum das Letras. Desta vez, o evento coordenado por Fábio Faversani e a talentosa Guiomar de Grammont tem como tema as escritas híbridas.

Música, cinema, filosofia, matemática, história e jornalismo são alguns dos campos que dialogam com a literatura nas mesas do Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Entre os convidados, estão: Marina Colasanti, Luis Fernando Verissimo e Mariana Verissimo, Ignácio Coqueiro, Christiane Torloni, Affonso Romano de Sant'Anna, Agualusa (Angola), Cristóvão Tezza, Zuenir Ventura, Ricardo Kotscho, Rui Tavares (Portugal), Sérgio Sant'Anna, José Luís Peixoto (Portugal), Eucanaã Ferraz, Ignácio de Loyola Brandão, Betty Milan, Lélia Coelho Frota, Laure Adler (França), Eduardo Jardim, Ondjaki (Angola), Miguel Gullander (Suécia - Portugal), Ricardo Lísias, Patrícia Reis (Portugal), Tony Bellotto, Marçal Aquino, Newton Cannito, Francisco José Viegas (Portugal), Fernando Brant, Paulo Vilara, Tavinho Moura e Claufe Rodrigues.



Além das mesas de discussão, apresentações de teatro, música, lançamentos de livros e saraus compõem a Via-sacra Poética.

O evento conta ainda com a realização da segunda e última etapa do Laboratório CINEPORT de roteiros, iniciada em maio. Desta vez, os seis roteiristas mineiros selecionados pela Persona Filmes apresentarão os roteiros realizados ao longo do ano a partir da adaptação de livros da Editora Língua Geral. Confira.

E para quem pensa que acabou, ainda tem mais. A coordenação do Fórum não se esqueceu das crianças. Em Ouro Preto, elas terão um espaço privilegiado com a programação paralela do Fórum das Letrinhas. É Ignácio de Loyola Brandão quem abre as atividades no primeiro dia, lançando o seu O menino que vendia palavras. Em seguida, haverá contação de histórias do livro Bichos, bichinhos e bichões, da autora e precursora educacional Maria Magdalena Lana Gastelois que, aliás, deverá lançar seus livros por lá. Vale muito a pena tê-los todos, seja o leitor criança ou não. Agarrem os seus porque eu já tenho os meus.

O Fórum das Letrinhas ainda terá apresença da autora e ilustradora Ângela Lago, Marina Colasanti e Tony Bellotto, dentre outros.

É programa cultural de boa qualidade e para todos os gostos e idades. Portanto, mexam-se! Saiam da frente da tevê e do computador e aproveitem o feriado. Levantem-se da cadeira, façam as malas, encham o tanque da Belina 86 e tragam as crianças e os avós para deitarem e rolarem nas ladeiras da cidade histórica, em meio a livros e outras manifestações híbridas.

Nos vemos lá.

Inté.

Pilar Fazito
28/10/2007 às 12h59

 

busca | avançada
97126 visitas/dia
2,6 milhões/mês