busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 28/10/2002
Em busca da unanimidade
Julio Daio Borges

"Os primeiros movimentos do PT, tão logo as urnas confirmaram as pesquisas, deram a nítida impressão de que o partido não se contentará com a vitória esmagadora. Tudo indica que nos próximos dias as principais lideranças petistas sairão em busca da unanimidade, a bordo do argumento de que é preciso garantir a governabilidade.

"Ao presidente eleito cumpre exatamente esse papel. Inclusive porque se elegeu com o discurso da conciliação, do diálogo permanente, do pacto nacional. É preciso, porém que, no afã de conquistar a todos, os petistas se precavenham para não terminar invadindo o direito de políticos e eleitores se postarem na oposição.

"Até cerca de duas horas depois de iniciada a apuração dos votos, havia um contingente de 40% de pessoas que optaram pela candidatura à Presidência sabidamente derrotada. Isso quer dizer que, mesmo consciente de que seu candidato não tinha chance alguma, esse eleitorado não abriu mão de sua manifestação de vontade.

"E é essa representação que não pode deixar de estar assegurada no exercício da oposição por parte daqueles que perderam. Alguém, por acaso, viu o PT sequer cogitar em aderir ao adversário depois das três eleições presidenciais em que foi derrotado?"

Dora Kramer, hoje no Estadão, em "Em busca da unanimidade"

Julio Daio Borges
28/10/2002 às 11h01

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês