busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Terça-feira, 18/12/2007
Livros de presente (reloaded)
Rafael Rodrigues

Sempre que posso, dou livros de presente a meus amigos e familiares, não importa a época. É uma boa maneira de incentivar a leitura, até porque eu não apenas presenteio, eu cobro a leitura. De tempos em tempos pergunto "e aí, leu o livro?" A satisfação de ouvir um "puxa, estou adorando!" é muito grande. A pessoa pode até estar mentindo, mas acho que, depois de mentir, ela mesma se sente mal com isso, e acaba indo ler o livro. Pode até não gostar, mas acaba lendo. E como no Natal sempre temos que presentear algumas pessoas, sugiro que esses presentes sejam livros.

A exemplo do que fiz no ano passado, darei aqui minhas sugestões. Duas, apenas. Uma é O livro dos sentimentos (Editora Guarda-Chuva, 2006, 288 págs.), uma reunião de crônicas, contos e poemas de diversos autores brasileiros e portugueses. Dividido em cinco partes (Desejo, Medo, Raiva, Dor e Prazer), a coletânea conta com textos de autores clássicos, como Camões, Fernando Pessoa, Machado de Assis; autores consagrados, como Fernando Sabino, Lygia Fagundes Teles, Marina Colassanti; e autores pouco conhecidos (ao menos para mim), como Stella Florence (com a ótima crônica "A alegria obrigatória do réveillon não te incomoda?") e, grande surpresa, o feirense Luis Pimentel, com o ótimo conto "Os inimigos".

O livro dos sentimentos é um livro que tem tudo para agradar a gregos e troianos, devido à quantidade de autores (41) e textos (51). Uma boa pedida tanto para aquele amigo(a) ou parente que não é muito chegado à literatura, quanto para os leitores contumazes.

Minha outra sugestão é a coletânea de contos Contando histórias (Companhia das Letras, 2007, 320 págs.). Organizado pela escritora Nadine Gordimer, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1991, o livro traz histórias de 21 autores (incluindo Nadine), a maioria deles já conhecida do grande público. Entre os convidados pela autora sul-africana estão José Saramago, García Márquez, Arthur Miller, Salman Rushdie, John Updike e vários outros autores de peso. O mais legal do livro, além dos contos, é a intenção: "Todos os lucros e royalties da venda de Contando histórias em todo o mundo serão destinados às campanhas educativas de prevenção da aids e ao tratamento médico de pessoas que vivem com essa infecção pandêmica e com todo o sofrimento que ela traz ao nosso mundo contemporâneo", diz Nadine.

Os contos reunidos nada têm a ver com a aids. São histórias com temas variados, como "O ninho do pássaro de fogo", de Salman Rushdie, que pode ser lido como uma crítica à influência que os Estados Unidos têm sobre as outras nações; ou o inusitado "Pela rua sossegada", do escritor Es'kia Mphahlele, natural da Pretória, de quem nunca ouvi falar antes, mas que me surpreendeu bastante; e ainda o denso "O centauro", de José Saramago. É um livro para leitores com um maior contato com a literatura.

É óbvio que são dicas bem gerais. Se você conhece alguém que gosta muito de determinado autor, dê um livro do tal autor para ele. Mas, se você está um tanto quanto perdido, sem saber que livro dar, acredito que as duas dicas acima ajudarão bastante.

Rafael Rodrigues
18/12/2007 às 03h16

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês