busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 31/10/2002
Everybody Loves Riemann
Julio Daio Borges

"Preciso recuperar o meu estado criativo. [...] Ontem terminei de ler o livro sobre Nietzsche, hoje já comecei a ler Musashi. Estou me sentindo muito melhor desde que voltei a ler e recomecei o Aikidô, mas preciso disciplinar os meus horários [...] Hoje pretendo estudar um capítulo inteiro de Equações Diferenciais Parciais (o capítulo 6 do livro da Valéria Iório, com todos os exercícios), resumir a teoria do capítulo 7 (convergência das séries de Fourier) e, mais tarde, começar a estudar Teoria de Galois.

"Ontem aprendemos sobre os problemas clássicos da antigüidade, ou seja, a duplicação do cubo, quadratura do círculo e trissecção do ângulo. Na semana que vem, não teremos aula por conta do feriado e da Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática [...] Para evitar surpresas desagradáveis, prefiro começar hoje a estudar.

"Com todos os avanços que temos feito no campo da Neurociência (não só biologicamente, mas também em teoria da computação, redes neurais, inteligência artificial, etc.), ainda não sabemos com precisão o que é consciência. O filósofo John Searle explora essas questões em seu livro Mente, Cérebro e Ciência. Talvez num futuro próximo consigamos desvendar a estrutura dos processos mentais, e talvez possamos manipulá-los mecanicamente. [...]

"Mas é uma ficção assim como o eram as viagens espaciais na época de Julio Verne [...] A questão que levanto é: se algum dia pudermos inventar máquinas que sejam capazes de introduzir no cérebro de uma só vez o conteúdo de livros e mais livros, que conseqüências isso trará para a estrutura da sociedade? Contemplem o momento atual: alcançamos um certo patamar de desenvolvimento ciéntífico e tecnológico, porém em muitos outros aspectos ainda estamos quase na Idade Média. Criamos um ambiente tecnicamente 'evoluído', mas ainda seguimos ídolos, adoramos falsos deuses, alimentamos superstições.

"Certa vez, conversando com o meu professor de violão clássico, chegamos ao tema da evolução do nosso instrumento. Enquanto o violino passou a utilizar cordas de aço e os outros instrumentos ganharam mais potência, levando a música das saletas intimistas de recitais às grandes salas de concertos, o violão ficou estagnado. Estamos em pleno século XXI e o violão de hoje, exceto algumas 'experiências' de certos luthiers 'malucos' [...], ainda está quase igual ao que era nos tempos de Torres. O violão ainda é um instrumento intimista. Apesar de termos estudos e mais estudos sobre acústica e propriedades dos materiais, apesar de tudo o que desenvolvemos em teoria musical e técnica do instrumento, ainda estamos tocando artefatos do século XIX.

"A nossa sociedade 'comporta-se' mais ou menos como o violão. O tempo escoa, solene e indiferente, o conhecimento humano avança a cada dia, porém o nosso [lado] 'psicológico' insiste em se prender a conceitos tribais e a crendices místicas. Não condeno a natureza antropologicamente religiosa do ser humano, mas procuro trazer à luz da reflexão o fato de que insistimos em nos proteger atrás de mitos, desejamos o calor aconchegante da caverna. Apesar disso acontecer com a espécie humana como um todo [...], é característica das sociedades menos evoluídas a insistência em remar contra a corrente, numa tentativa suicida de retorno ao Feudalismo. A falta de rigor no pensamento leva as pessoas a se resguardarem embaixo das saias de ideologias caducas, aumentando assim a bola de neve da mentira e da corrupção. Será que de fato evoluímos?"

Claudio Andrés Téllez capitaneando o Everybody Loves Riemann

Julio Daio Borges
31/10/2002 às 11h43

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês