busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 30/1/2008
Elogio ao Filme e ao Livro
Julio Daio Borges

O objetivo deste weblog é aproximar as pessoas principalmente da literatura. É claro: aqui, a paixão dos brasileiros pelo cinema também será abordada. Entretanto, a quantidade de filmes baseados em livros avoluma diariamente as listas de filmes mais alugados e vistos no cinema. Adaptações de romances, livros infanto-juvenis e clássicos da literatura mundial transitam em salas de cinema, sets de filmagem, páginas de revistas de segmentos variados.(...)

O filme, sendo um meio mais imediatista, procura captar toda a essência de um livro para traduzi-la em imagens e sons que retratem o sentimento contido em suas páginas. Mas, com o livro, temos todo o tempo do mundo para usar a nossa imaginação (...) e delinear todos os mundos encantados, perseguições, castelos, mágicas, tragédias, histórias de amor, de acordo com as nossas predileções.(...)

Um estudo publicado em março de 2006 pela revista Economist mostra que o Brasil ocupa a desoladora 27ª posição no quesito "leitores", entre os 30 países pesquisados. (...) Já pesquisas divulgadas pela empresa Intel informam que o Brasil está em quinto lugar entre os países leitores de blogs. Bom, humildemente, é ai que nós entramos.(...)

Brazylianskies, no O Filme do Livro, que acaba de começar (e que já linca pra nós).

Julio Daio Borges
30/1/2008 à 00h04

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês