busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 4/3/2008
Big Bang
Daniel Bushatsky

Acho que até o homem mais ateu, na hora da morte, clama por Deus. E o mais religioso, desconfia do paraíso!

Estas afirmações não possuem o menor lastro de confiabilidade. Pior, são à prova de comprovações científicas. A única possibilidade seria irmos a um próximo mundo para comprovar (ou isto não seria possível?). Porém, a resposta está no seu íntimo, não está? Na sua essência. Naquele medo que te dá um frio na barriga ao ouvir as palavras "morte", "desconhecido", "espírito", "inferno" e "paraíso". Aparece, também, em falas espontâneas, aparentemente sem sentido: "cruz-credo"; "ave-maria"; "oh Deus!".

O nome que se dá a este sentimento que criou as lendas, as religiões, os mitos e a própria ciência é medo!

Já dizia um famoso filósofo grego que o ser humano é naturalmente sociável. Questiono se esta sociabilidade não decorre do sentimento citado acima, pois sempre é bom estar com alguém quando se está aflito. "Jogue a primeira pedra quem não sente o mesmo"!

Freud, em seu livro O mal estar na civilização, já dizia que a coletividade possui um sentimento de oceanicidade, ou seja, todo mundo quer sempre fazer parte de alguma coisa.

É verdade que, às vezes, me confundo, não sabendo se é medo ou carência o nome desta agonia. Seria a carência decorrente do medo, ou vice-versa? Estamos ou não diante do temor de ficarmos sozinhos, de não ansiar o futuro... ou isso é carência?

Independentemente do que seja, os governos deveriam obrigar, por meio de lei, todas as escolas a oferecerem em seus currículos o ensino religioso. Notem que eu não disse catequese ou aula sobre o primeiro testamento, eu disse ensino religioso, uma espécie de workshop mais aprofundado.

Isto ajudaria as crianças e futuros adultos a estudar os principais fundamentos de cada religião, no que elas se baseiam e por que elas atraem ou não tantos fiéis. De quebra desenvolveriam uma maior tolerância com o "diferente".

Aprendendo suas essências talvez descobrissem mais cedo o que no fundo todos queremos: paz espiritual e respostas, mesmo que estapafúrdias, para não temermos o desconhecido. Se é através do Hinduísmo, da Cientologia ou da pura ciência, não importa. O que vale é a segurança.

Fora isto, vocês já perceberam que várias histórias bíblicas possuem um porquê científico ou moral? A circuncisão, nos meninos judeus recém-nascidos, é uma forma milenar de prevenir infecções. Jesus Cristo, ao transformar a água em vinho, semeou a esperança e o otimismo.

Ora, as religiões de uma forma geral possuem como seus dogmas os acontecimentos inexplicáveis, ou leis para "obrigar" a sociedade a se comportar, se desenvolver, saindo, assim, do mundo das trevas.

Ou alguém dúvida que sem a tábua das dez leis seria impossível estarmos aqui hoje? Na sociedade atual (talvez por isto o número cada vez maior de descrentes) o papel da religião está nas mãos dos juristas, dos médicos e dos cientistas.

Resta, portanto, para a religião, a filosofia e seus ensinamentos, que fazem as engrenagens da sociedade rodar melhor!

Deixemos a discussão entre os teólogos e os cientistas para o que ainda não conseguimos decifrar, mas não podemos esquecer, jamais, de sermos tolerantes, lembrando que a intolerância não encontra respaldo nem na religião e nem na ciência!

Minha sugestão: faça das religiões o seu "big bang", pegue o que há de melhor em cada uma delas, descarte as baboseiras, adapte com a ciência e viva feliz.

Ou seja, não tenha medo!

Daniel Bushatsky
4/3/2008 às 19h48

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês