busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 6/11/2002
Sistema de Castas
Alexandre Soares Silva

Uma excentricidade que me agrada: esta página é uma defesa do sistema de castas hindu. Algumas surpresas, pelo menos para mim: Gandhi defendia o sistema. Ele disse que o sistema de castas (ou varnashrama) é "inerente à natureza humana, e o Hinduísmo apenas o transformou numa ciência".

Um certo Guy Sorman, um scholar de Stanford, escreveu: "Os ocidentais têm a tendência de ficar escandalizados ou perplexos com o sistema de castas, se esquecendo que a aristocracia que governou a europa por mil anos era um tipo de casta. As guildas do Antigo Regime se pareciam com as castas indianas tais como elas eram no início, com cada casta correspondendo a uma profissão específica".

E um certo viajante francês chamado Desvaulx escreveu, em 1777: "A autoridade da casta é um impedimento ao possível abuso de poder por parte dos príncipes." Segundo a página: "Nunca houve uma autoridade central capaz de impor uma língua única, ou uma só religião ou modo de vida, nas várias castas que constituem a Índia. É por esse mesmo motivo que, no passado, os conquistadores muçulmanos e britânicos tiveram que abandonar suas ambições".

As aplicações do sistema de castas no Brasil de hoje me fazem sonhar. Mas enfim.

Alexandre Soares Silva
6/11/2002 à 01h56

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês