busca | avançada
67475 visitas/dia
2,6 milhões/mês
Segunda-feira, 9/6/2008
Morando sozinha II
Julio Daio Borges

Quando você mora sozinha, você pode deixar tudo se acumular em bagunça e caos ao seu redor. Eu não faço isso. Não gosto de bagunça e uma casa desorganizada me dá a impressão de que minha vida está desorganizada também. Deixo acumular um pouco os afazeres, mas acabo fazendo o serviço sujo. Nas horas mais esdrúxulas, isso é verdade. Já passei pano na casa à meia-noite, por exemplo. Vou limpando o que deve ser limpo à hora em que me dá na telha (ou na véspera de receber visitas).

O fogão eu não limpo nunca. Nunca! É uma questão de honra, para mim, não limpar o fogão. Até porque quase nunca cozinho (por "Juliana cozinhar" entenda-se fazer macarrão, miojo ou capeletti). Lavo roupa em dia de chuva, jogo água na varanda e deixo ela secar sozinha, mas odeio pia suja, banheiro sujo, lixo se acumulando, coisas fora de lugar. Mas é claro que não sou assim nenhum exemplo de mulher "do lar". Não gosto de varrer (a poeira foge de mim, não sei como usar a vassoura!), não gosto de encher balde d'água e Pinho Brill e sair passando pano pela casa inteira. Quando sou obrigada a fazer isso, molho o pano, encharco com um daqueles desinfetantes cor-de-rosa bem cheirosos, enrolo tudo na vassoura e limpo a casa inteira de uma vez! Ai, não tenho paciência pra ficar nessa de "carrega o balde", "molha o pano", "torce o pano", "enrola na vassoura", "passa o pano" e, no próximo cômodo, repetir a operação. Não, não e não! Tenho coisas melhores pra fazer do que ficar carregando balde, né, gente?!

Bah, mas me dê um limpa-vidros com spray, e um paninho, que eu faço a festa! A-do-ro! Gasto quase tudo de uma vez e só não uso no piso porque eu teria que me abaixar. Mas é o serviço mais gostoso de se fazer! Pena que é caro, senão eu usaria todos os dias. Um treco daqueles é uma arma na minha mão. Uma arma contra o bolso! Dizem que, nos EUA, é fácil trabalhar de faxineira... que as patroas não exigem muito. Será que consigo uns dólares lá só limpando vidros, espelhos, box de banheiros, pias, geladeiras, azulejos? (Sim, eu uso o spray em todas essas superfícies. Ainda há pouco olhei para a máquina de lavar e quase joguei uns jatos de spray nela também, só não fiz isso porque estava ligada e funcionando... Fiquei com medo de levar um choque!)

Ju Dacoregio, no seu blog, que linca pra nós (leia também "Morar só: a melhor coisa").

Julio Daio Borges
9/6/2008 à 00h35

 

busca | avançada
67475 visitas/dia
2,6 milhões/mês