busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Segunda-feira, 9/6/2008
Música francesa
Pilar Fazito

Ou o ska de Babylon Circus

Quem acha que a França parou no tempo, com as antigas chansons, ou descambou para a parafernália norte-americana de um soul ganido e um rap surrado, não conhece o ska. Bem peculiar, o ritmo é quente e não deixa ninguém parado. Talvez possa ser descrito como uma mistura de rap, reggae e rock, com uma pitada da chanson. Ainda assim, não dá para se ter idéia de como o ska faz a gente sacudir o esqueleto ao mesmo tempo em que veicula letras engajadas e muito bem construídas.

Em 2002, morei em Lyon e tive a oportunidade de conhecer uma das melhores bandas de ska daquele país, o Babylon Circus. Numa daquelas noites de fim de ano absurdamente frias e congelantes, fui a um pub para me esquentar e ver gente. O melhor pub de todos os tempos: L'Abreuvoir, ou numa tradução literal, "O Cocho". Um lugar apertado, rústico, sujo, cheio de gente e muito animado.

Atrás do balcão, três barmen carecas, sem camisa e tatuados por todo o torso, braços e pescoço, faziam performances, encenando dublagens de música, enquanto liberavam chopes e tequilas a toque de caixa. A música, aliás, era o que havia de melhor ali: entre um punk e um rock pesado, tocava "Milord", de Edith Piaf, e todos cantavam. Depois vinha um Zorba, o grego, e outras músicas inusitadas para aquele ambiente hard. Era um barato ver um monte de metaleiro cabeludo abraçado, dançando cancã ou cantando aquelas músicas todas.

Às 3h da manhã em ponto, podia estar o ambiente mais animado que fosse, normas da casa e do país: a música era interrompida, acendiam-se as luzes e um dos barmen tocava um sino, mandando todo mundo para casa. Só para dar aquela vontade de voltar na semana seguinte. Sinto saudades do Abreuvoir. Da minha vida em Lyon, não. L'Abreuvoir foi para mim um lugar de refúgio, catártico, onde todo o estigma da rabugice francesa ficava do lado de fora da porta. Como eu gostava daquilo! Mais autêntico do que o nosso carnaval brasileiro.

Foi no Abreuvoir que ouvi, pela primeira vez, o Babylon Circus. Uma banda de ska lionesa que faz bastante sucesso por lá e em alguns países da Europa. Aqui, infelizmente, ainda é desconhecida.

Senhoras e senhores, com vocês, Babylon Circus!


Pilar Fazito
9/6/2008 às 10h49

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês