busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 20/6/2008
Festivais de Inverno em Minas
Pilar Fazito

Está aberta a temporada de Festivais do inverno mineiro ― 2008

Minas não tem mar. Por essa infelicidade, há quem ouse dizer que uma boa alternativa de lazer é o bar. Não, não é. Papo de bar é chato, repetitivo e só serve para aumentar os níveis de alcoolismo da capital mineira.

O inverno, por outro lado, acaba sendo a estação mais esperada do ano nas alterosas. A quantidade de Festivais de Inverno, Festivais de Música, Mostras de Cinema etc. pulula para todo lado, transformando vales e montanhas em lugares muito aconchegantes para se refugiar do frio cortante que faz a paisagem ficar ainda mais encantadora. No inverno, ao contrário do verão, mineiro não se sente impelido a sair do estado em busca de uma praia para refrescar os pezinhos na água. É o contrário, a gente fica louco mesmo é para desfilar os casacos de cobertores nas serras e nas ladeiras das cidades históricas, tomar caldos, vinhos, comer fondue a dois, com a família ou uma turma inteira de amigos.

Para quem quiser conferir, aí vai um roteiro com as datas de alguns festivais do período:

CINEMA

VI Mostra Minas de Cinema e Vídeo

Promovida pelo projeto A Tela e o Texto, da UFMG, em 2008, a Mostra Minas de Cinema e Vídeo chega à sexta edição. Desta vez, o homenageado é o cineasta mineiro Humberto Mauro. Neste ano, além da mostra-homenagem, da mostra competitiva e das mesas-redondas, o evento também conta com duas sessões extraordinárias: Minas Especial e Mostra Especial A Tela e o Texto.

Dias: 20, 21 e 22 de junho ― Local: Belo Horizonte ― Mais informações: Aqui.

10º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
Existente desde 1994, o Festival ocorre em diversos espaços de Belo Horizonte e em algumas cidades do interior do estado, por meio do Programa Itinerante. Com caráter competitivo desde sua terceira edição, o 10º Festival Internacional De Curtas De Belo Horizonte prevê a premiação dos melhores curtas da temporada 2007/2008.

Dias: 25 a 31 de julho ― Local: Belo Horizonte e cidades do interior ― Mais informações: Aqui.

TEATRO

9º. FIT-BH ― Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Associação dos Amigos da Fundação de Educação Artística-Flama, esta promete ser a maior edição do Festival em número de espetáculos, desde a criação do evento. 17 grupos internacionais e 11 nacionais deverão realizar, ao todo, 144 apresentações nas casas de teatro, ruas e em espaços alternativos. Um desses espetáculos será itinerante e haverá ainda 6 intervenções de teatro de bonecos, em sacadas de prédios do Centro da cidade.

Dias: de 26 de junho a 6 de julho ― Local: Belo Horizonte ― Mais informações: Aqui.

FESTIVAIS DE INVERNO

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2008

A curadoria do Festival promove a relação do passado com o contemporâneo ao apresentar a temática desta 5ª edição: "Aleijadinho ― Talentos e Mitos do Brasil". São 63 oficinas divididas em oito áreas: Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes Visuais, Infanto-juvenil, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Patrimônio Natural. E as oficinas de Literatura homenageiam os escritores Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Dias: 8 a 27 de julho ― Local: Ouro Preto e Mariana ― Mais informações: Aqui.

21º Inverno Cultural da UFSJ
O Inverno Cultural é um programa de extensão que a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza desde 1988, por meio de oficinas, exposições, shows e seminários nas mais variadas linguagens da cultura e da arte. O tema desta edição já está escolhido: Clara Nunes ― tributo a um Brasil mestiço. O samba é também marca cultural de São João del-Rei, cidade que tem um elenco de sambistas consagrados e um carnaval reconhecido como dos melhores de Minas.

Dias: 12 a 26 de julho ― Local: São João del-Rei ― Mais informações: Aqui.

40º Festival de Inverno da UFMG
Em quatro décadas, o Festival de Inverno da UFMG já abrigou grupos e artistas de destaque no cenário cultural brasileiro e internacional, como Giramundo, Uakti, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras (Grupo Corpo) e o Grupo Galpão. Em sua 40ª edição, o Festival de Inverno da UFMG é um dos mais tradicionais do Brasil. Este ano, o tema é "Arte: Essencial". O objetivo é buscar o que há de essencial na arte nos diversos momentos da vida e do cotidiano.

Dias: 13 a 26 de julho ― Local: Diamantina ― Mais informações: Aqui.

MÚSICA

19º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Como único no Brasil dedicado ao gênero e o maior da América Latina, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga utiliza instrumentos de época para divulgar o acervo colonial e barroco. Este ano, a Orquestra Barroca gravará a primeira sinfonia nos moldes clássicos composta em solo brasileiro: a Sinfonie a Grand Orchestre, do austríaco Sigismund Ritter von Neukomm. Paralelamente, o Festival promove mais um Encontro de Musicologia Histórica, dedicado a pesquisadores e musicólogos.

Dias: 18 e 20 de julho ― Local: Juiz de Fora ― Mais informações: Aqui.

Savassi Festival ― Jazz & Lounge 2008
O Savassi Festival ― Jazz & Lounge é um festival anual de música instrumental realizado na Rua Antônio de Albuquerque, em frente ao Café com Letras. Realizado desde 2003, atrai um público maior a cada edição. No ano passado, o evento foi incorporado ao calendário oficial da cidade de Belo Horizonte, despontando como o maior festival de jazz do Brasil em termos de público.

Dias: de 31 de julho a 3 de agosto ― Local Belo Horizonte ― Mais informações: Aqui.

Para quem quiser saber mais sobre outros eventos culturais de Minas Gerais, a dica é consultar este site.

Prepare cachecol, luvas ou mesmo um bom cobertor de orelhas e bom proveito.

Pilar Fazito
20/6/2008 às 13h27

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês