busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sábado, 5/7/2008
Flip 2008, bastidores II
Fabio Silvestre Cardoso

O número de notáveis (no caso, celebridades do universo da cultura) presentes na Flip 2008 surpreende. De Maitê Proença a Pedro Malan, passando, claro, pelas proto-personalidades, como Marcelino Freire (descolado, como sempre). Na Tenda dos Autores, os assentos reservados transformam a Flip numa espécie de Ilha Fiscal. Em outras palavras, um lugar em que todas as personalidades precisam freqüentar.

Do lado de fora da Tenda do Telão, uma fila de autógrafos insiste em não diminuir. Neil Gaiman parece ter mais fãs que muitos conjuntos de rock. Aliás, há quem diga, aqui e ali, que seu estilo mais se assemelha a um ídolo pop.

E por falar nisso, os autores, finalmente, estão saindo do armário! Calma lá, leitor. Nada da vida privada, mas, especificamente, sobre a "angústia da influência". Nesta tarde, tanto Alessandro Baricco como Contardo Calligaris afirmaram que suas referências não estão somente ligadas à literatura, mas, também, ao cinema, aos quadrinhos e, nas palavras de Baricco, a todo um repertório de imagens acessível hoje em dia. Por seu turno, Calligaris defendeu a literatura como forma de expressão, sobretudo pela capacidade de dizer o essencial.

Fabio Silvestre Cardoso
5/7/2008 às 16h14

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês