busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 21/7/2008
FLIP vai, FLAP! vem...
Elisa Andrade Buzzo


Arte para a Flap!, por jozz

Com o mote "Zona Franca ― Viva la Conexión", a quarta edição da FLAP! acontece em São Paulo entre os dias 1º e 8 de agosto, flertando com outras artes e apostando na integração latino-americana através da poesia e, por que não, pela internet. Por antecedência, a festa literária já começou de certa forma, já que pelo blog do evento são agendados encontros abertos ao vivo pelo sistema Ustream.tv.

Enquanto as edições anteriores tinham como base a Praça Roosevelt, no centro da cidade, a "festa", na versão "2.0", se desdobra com a presença em massa de escritores de diversos países da América Latina e se descentraliza por todas regiões de São Paulo em vinte locais de debates e leituras. Dentre eles, pontos tradicionais da poesia contemporânea, como a Casa das Rosas, a Biblioteca Temática de Poesia Alceu Amoroso Lima; mas também a Faculdade de Letras da USP, a PUC, o Paço Cultural Julio Guerra (Casa Amarela), bares e livrarias. Sem esquecer as origens, haverá também debates no Teatro Satyros I e outros pontos da Roosevelt.

Na programação, que inclui debates sobre música ("Zona Franca v: o rap atura a literatura (e vice-versa)", se destaca a presença em massa de latinos, com mais de vinte escritores (Alan Mills, da Guatemala; Héctor Hernández Montesinos, do Chile; Virginia Fuente, da Argentina; Ernesto Carrión, do Equador; Rodrigo Flores, do México, dentre outros), além dos convidados brasileiros, alguns deles já presentes em outros anos.

Na noite de abertura, dia 1º na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, será lançada a edição número 9 do jornal de literatura contemporânea O Casulo, com poemas de Alckmar Santos, Érica Zíngano, Greta Benitez, ilustrações de Rogério Barbosa e entrevista com o poeta e editor Joan Navarro.

Elisa Andrade Buzzo
21/7/2008 às 13h45

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês