busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 30/7/2008
Nordeste literário
Pilar Fazito

No dia 04 de agosto, às 18h, o escritor potiguar Nei Leandro de Castro lançará, em Natal, uma nova edição de seu romance O dia das moscas.

Para quem ainda não conhece, Nei Leandro é um dos maiores expoentes da literatura nordestina contemporânea e, sem dúvida, o que mais se destaca no Rio Grande do Norte. Seu romance mais conhecido, As pelejas de Ojuara ― O homem que enfrentou o diabo, foi transformado em filme em 2006 pelo diretor Moacyr Góes e um elenco bem conhecido: Marcos Palmeira, Lúcio Mauro, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Lívia Falcão, Sérgio Mamberti, entre outros.

De formação publicitária, Nei Leandro escreve com muita desenvoltura, aliando o erudito ao popular, algo difícil de manejar em termos estilísticos, diga-se.

Seu traço característico é o humor apimentado. Ao usar o erotismo e o deboche como forma de incitar a reflexão e a crítica, Nei desconstrói regras e denuncia os vícios e costumes de uma sociedade miscigenada e, ao mesmo tempo, única. Longe de reduzir o estilo do autor, mas talvez a expressão "um Jorge Amado mais debochado e pragmático" ajude os leitores a situarem melhor as praias potiguares de Nei Leandro.

O dia das moscas é reeditado pelo selo literário Jovens Escribas e faz parte da programação do II Festival Literário de Natal, que acontecerá de 04 a 08 de agosto na praça de eventos do Natal Shopping. Também integram a programação do Festival as presenças de Fernando Morais, Marcelino Freire, William Douglas e Laurentino Gomes.

Pilar Fazito
30/7/2008 às 22h39

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês