busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Domingo, 24/11/2002
As Ilusões Armadas
Julio Daio Borges

Elio Gaspari passou 18 anos preparando um total de cinco volumes sobre a mais recente ditadura militar brasileira, dois dos quais acabam de ser publicados. Cada nova geração precisa ser lembrada desse triste capítulo da história da nação. O autor discorre sobre esse período com eloqüência, ironia e paixão.

Aqueles que já eram adultos durante os 21 anos de vigência da ditadura militar têm sua própria versão da história. Os que chegaram à idade adulta posteriormente depararam decerto com outras versões do ocorrido naqueles anos. Contudo, a versão de Elio Gaspari é sem favor nenhum a mais profunda, a mais rica e a mais definitiva de todas.

O posicionamento do autor não deixa margem a dúvidas. Ele é um crítico incansável do autoritarismo que se instalou no País em 1964. Sua munição vem da pesquisa onívora por ele empreendida, inclusive em materiais de arquivo jamais publicados, entrevistas e informações pessoais, o que certamente proporcionará ao leitor mais exigente a mais completa coleção de documentos já reunida sobre a ditadura.

Elio Gaspari faz história como quem escreve um romance. Os retratos que constrói ao longo do texto são memoráveis.

Thomas E. Skidmore sobre As Ilusões Armadas, de Elio Gaspari, no Estadão






Julio Daio Borges
24/11/2002 às 14h55

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês