busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 24/10/2008
Literatura e eventos mineiros
Ana Elisa Ribeiro

Se a gente cochilar um pouquinho, perde o bonde e se arrepende. Só em novembro, uma série de eventos relacionados à literatura está para acontecer em Belo Horizonte e vizinhanças. O jornal Letras deste mês, do Café com Letras, sairá recheado com um balanço da produção cultural belo-horizontina, mas confesso ter sido complicado fazer isso antes de o ano acabar. É que parece que tudo se concentrou em novembro, ressalvando-se aqueles eventos que têm agenda mais homeopática, como o Ofício da Palavra ou as Terças Poéticas.

Começamos a turnê pelo Fórum das Letras de Ouro Preto, em sua quarta edição, trazendo autores estrangeiros como nunca antes. Não que isso seja babação de ovo, mas parece importante que quem escreve acolá saiba que aqui também tem movimento, certo? O que acho relevante não é bem o fato de "o cara" vir, mas o fato de ele poder levar para lá uma impressão importante do que se pode fazer aqui. O Fórum das Letras é interessante, bonito e tem um dos leiautes mais bacanas de eventos que já visitei. Nunca fui à FLIP e dizem que o FLOP (como dizem alguns) tem se parecido com a festa de Paraty, mas sei lá. O Fórum das Letras começa dia 5 e vai até 9 de novembro, no Centro de Convenções da UFOP, sob a batuta da escritora Guiomar de Grammont, desta vez, com entrada franca.

Logo depois, dia 10, começa o 9º Encontro das Literaturas, promovido pela Fundação Municipal de Cultura de BH, com curadoria de gente bacana, entre eles o escritor Sérgio Fantini. O Encontro vai até dia 16, com entrada franca, um montão de oficinas e palestras, além de mesas-redondas instigantes. O local do evento parece ter migrado da linda Serraria Souza Pinto para espaços como o Chevrolet Hall, mas ainda estamos muito bem. Assim como o Fórum das Letras, o Encontro também tem programação infantil. Frise-se que grande parte dos residentes nesta capital mineira pensa que a Bienal do Livro e o antigo Salão do Livro (agora Encontro das Literaturas) são a mesma coisa. Não são.

Mais adiante, dia 20, em São João del-Rei, um tico mais longe de Belo Horizonte, mas não menos gostoso, vem o 2º Festival de Literatura, o Felit. Com curadoria do professor e escritor Mário Alex Rosa, estarão lá bandos e quadrilhas de escritores para falar das artes literárias. De 20 a 23, final de semana, uma excelente oportunidade para conversar e comprar livros que não são encontráveis em qualquer lugar.

Novembro vai ser mês de agenda cheia para quem gosta da arte da palavra (e não só dela). Bom motivo para fazer uma turnezinha por Minas e aproveitar para conhecer montanhas e cachoeiras. E se vai a Ouro Preto, visite Mariana. Se vai a São João, dê um pulo em Tiradentes. Clichês incontornáveis. Além dessas festas todas, ainda tem Terças Poéticas e Ofício da Palavra até Papai Noel chegar. Quem sabe o bom velhinho aprende a comprar livros para dar de presente?

Ana Elisa Ribeiro
24/10/2008 às 12h20

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês