busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 24/10/2008
Eleição e Recursos Humanos
Daniel Bushatsky

Os debates eleitorais para o segundo turno na cidade de São Paulo foram marcados pela agressividade, em especial da candidata Marta Suplicy.

Pelo que ouvi e li a respeito, não foi só em São Paulo que os políticos mais bem sucedidos de suas comarcas usaram tal estratégia. Em Belo Horizonte e Rio de Janeiro os candidatos se valeram da mesma tática.

O que causa estranheza é que os analistas de marketing eleitoral não recomendam que os candidatos se digladiem, afirmando que a história (sempre ela) demonstra que a conseqüência número 1 desta atitude é a queda nas pesquisas eleitorais.

A previsão se confirmou. Na primeira pesquisa pós-debate Kassab abriu 12 pontos de vantagem sobre a petista.

Agora, o que mais me indigna é que a agressividade dos candidatos deveria ser usada para algo mais útil. Em vez de prometerem o inalcançável e ficarem caçando picuinhas na vida alheia, os candidatos deveriam exibir seus currículos e usar suas energias para provar a veracidade deles.

Poderiam, também, usar tamanha disposição em atacar o adversário para matricularem-se em cursos de administração pública, gerência de recursos humanos e finanças.

Ora, todos sabem que o prefeito precisa dominar as técnicas de administração, já que governar é administrar, não é?

Sem uma visão ampla das matérias básicas (e não estou falando de ética, hein?) não é possível fazer um bom governo.

Ou seja, gostaria de ver 10% da agressividade dos programas eleitorais na formação técnica do governante. Se as empresas, privadas e públicas, capacitam cada vez mais seus funcionários, não acredito que nossos governantes não precisem de aulas também. Ou eles são melhores que esses funcionários?

Para finalizar, proponho uma eleição diferente. Uma comissão de experts em Recursos Humanos das maiores empresas do Brasil preparariam e aplicariam um processo seletivo nos candidatos a governo. Seria eleito o que se saísse melhor no processo seletivo.

Será que Kassab e Marta estariam eleitos?

Daniel Bushatsky
24/10/2008 às 16h38

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês