busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 13/11/2008
Temporada de cursos 2009
Ana Elisa Ribeiro

Está aberta a temporada de prazos de inscrição para cursos de pós-graduação lato sensu, ou seja, aqueles que certificam graduados e profissionais como especialistas em alguma coisa. Não se trata de mestrado nem de doutorado, que são pós-graduação stricto sensu, mas os cursos de especialização são uma boa opção para quem quer [a] voltar a tomar contato com um panorama do que vem sendo discutido em alguma área; [b] esquentar os motores para a entrada em um mestrado, por exemplo; e [c] respirar um pouco os ares de alguma área diferente da formação de origem.

Conheço engenheiro que resolveu fazer especialização em jornalismo. Hoje ele trabalha com programação Web e sistemas em um ateliê de arte digital. Boa idéia, não? Conheço professor que resolveu virar revisor de textos profissional. Uma delas virou chefe de setor na empresa, outra revisa para uma universidade portuguesa, mesmo morando no Brasil.

Embora essas possibilidades se abram, é bom enfatizar que curso nenhum no mundo resolve problemas que são da alçada do indivíduo. Certa vez, perguntaram se o curso X garantiria emprego para o caboclo. Claro que não. Os cursos de especialização são curtos, têm 360h, e não oferecem mais do que um quadro de possibilidades ao estudante. Quem se aprofunda e corre atrás é ele, ora bolas.

Em Belo Horizonte, a temporada está abertíssima para a procura de cursos bacanas. O Centro Universitário UNA, o UNI-BH, a UFMG e a PUC Minas já disponibilizaram suas listas. Para quem gosta de texto e leitura, recomendo uma olhadinha na listinha da PUC, que conta com opções como Leitura e Produção de Textos (em Betim), Revisão de Textos (em BH), além do novíssimo Projetos de Formação de Leitores. Na UNA, Gestão Cultural e Projetos Editoriais Impressos e Multimídia são as pedidas da área de Comunicação. Só começar.

Ana Elisa Ribeiro
13/11/2008 às 16h13

 

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês