busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 27/11/2008
O fim das mídias físicas
Julio Daio Borges

Steve Rubel, especialista em marketing digital, com 15 anos de experiência, acaba de fazer uma aposta no seu blog, o Micro Persuasion.

Steve deixou registrado, há pouco mais de dez dias, que, por volta de 2014 (daqui a seis anos portanto; eu acho que poderia ter sido cinco...), todas as formas de mídia "tangíveis" (que se possam tocar, digamos assim) estarão extintas ou em franco declínio nos Estados Unidos.

Ele não fala apenas de jornais ― hoje, uma previsão fácil de se fazer ― nem de revistas, mas, sim, de livros (Kindle 2 e afins), DVDs (oi e tchau, Blu-ray), software empacotado (estilo Microsoft) e até jogos de videogame (adeus, cartuchos, CDs, DVDs etc.).

Rubel se baseia em algumas notícias recentes... Os ebooks estão mesmo chegando ao iPhone. A mesma Microsoft, que sempre empacotou software, acaba de abrir uma loja on-line. A Apple já começou a bater recordes de venda de games para iPod Touch e iPhone (de novo). Até a Oprah (algo como a Hebe de lá) provocou um "dilúvio" em matéria de acessos, na Amazon, assim que endossou o Kindle 1... A Netflix (algo como a ex-locadora Blockbuster da internet) vai colocar todo o seu catálogo de filmes igualmente on-line. E até o vetusto Christian Science Monitor vai deixar de ser impresso diariamente.

Se alguém precisa de mais alguma prova de que a profecia de Steve Rubel se realizará, ele pergunta ao leitor: "Quando foi a última vez que você comprou um CD?". Pois é... Exatamente. Para ele, a última vez foi em 2003. Steve não compra um jornal impresso há dois anos e cancelou sua última assinatura "de papel" neste mês. "Agora, sou 100% media green".

E no Brasil? Rubel reconhece que, em outros países, pode demorar mais, porém não há como negar que se trata de um fenômeno global... Para encerrar, Steve pediu a seus leitores que votassem numa data, de quando a profecia efetivamente se cumpriria. 34% deles chamou Steve Rubel de "louco", mas os outros 63% só jogaram a profecia mais para frente no tempo...

Julio Daio Borges
27/11/2008 às 08h41

 

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês