busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 26/2/2009
Ponto de Vista
Daniel Bushatsky

Estou com dúvida. Isto é um bom ou um mau sinal para avaliarem minha inteligência? A Maysa, apresentadora do SBT, é inteligente ou prematuro? Deixar os outros constrangidos é sinal de esperteza? Calma aí! Esperteza e inteligência são a mesma coisa?

Howard Gardner autor de Frames of mind descreve e analisa 7 dimensões de inteligência: (i) visual/espacial; (ii) musical; (iii) verbal; (iv) lógica; (v) matemática; (vi) interpessoal; e (vii) corporal/cinestésica.

Os estudos de Gardner, professor de Harvard, contrastam com a quadrada (ops!) definição dada por muitos psicólogos, para os quais inteligência é a "capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender".

Observe que a definição acima descarta criatividade, personalidade, caráter e sabedoria. Assim, Jobs, da Apple, estaria fora.

Acho que estou mais para Gardner do que para a psicologia.

Mas mesmo com a breve explicação acima continuo achando que alguma coisa está errada (graças a Deus, um sinal de inteligência).

A história demonstra que conforme os anos vão passando a definição do que é certo e errado muda. A cultura se transforma a partir do interesse do homem. Diversos exemplos podem ser citados. Fiquemos, por exemplo, com a homossexualidade. Hoje, um absurdo. Na Grécia antiga, mais do que aceita.

Nesse passo fico confuso. Não era justamente na Grécia antiga que os maiores gênios viviam?

Por outro lado, um professor meu de português afirmava que não conhecia burros. O que podia existir, de duas uma, era ignorância ou a pessoa ainda não havia descoberto seu talento.

O conceito de Gardner é parecido com o do meu professor. Para ambos, todos nós podemos nos sentir inteligentes e podemos até nos agrupar em vários grupos de inteligência.

O conceito é importante para um país como os EUA, que prega a igualdade. A semelhança está justamente na oportunidade de todos serem gênios, pelo menos em alguma coisa.

A linha mestra de raciocínio também combate a frustração, consola o ego e massageia a autoestima.

Assim, se ora você se sente o maior gênio e ora o maior idiota, tudo bem, você somente não alcançou a plenitude de um dos sete itens ou está na época errada. Tudo depende do ponto de vista.

Daniel Bushatsky
26/2/2009 às 11h32

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês