busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 3/4/2009
Prática de Criação Literária
Tatiana Cavalcanti

Escrever é uma arte. Segundo Graciliano Ramos, "quem se mete a escrever" deve fazê-lo da mesma maneira como as lavadeiras realizam seu ofício: elas lavam, molham, lavam de novo, esfregam e esfregam, torcem o pano até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal para secar. "A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso: a palavra foi feita para dizer", alertou certa vez o escritor.

Aprender essa arte complexa ― que exige dedicação constante ― significa construir atos de comunicação. Aprimorar a linguagem literária é essencial para o mercado de trabalho competitivo e pode ser um diferencial em qualquer área de atuação. A parceria entre a Universidade Cruzeiro do Sul e o Grupo Labmind, especialista no desenvolvimento de projetos educacionais e gestor da Terracota Editora, tornou possível a realização do curso de pós-graduação de Prática de Criação Literária, que terá início em maio. Serão ensinadas técnicas de como escrever romances, blogs, poesias, roteiros de cinema e mesmo peças de teatro. O curso, ministrado por professores/escritores de renome no mercado editorial, é destinado a estudantes, jornalistas e até mesmo escritores amadores.

"Esta proposta é inédita, já que existem poucos cursos de prática de criação literária dentro das faculdades de Letras brasileiras, sempre preocupadas em ensinar teoria", explica Nelson de Oliveira, coordenador do curso. "Queremos reduzir, por meio da disciplina e da reflexão arguta, o intervalo entre o autor inexperiente e a literatura consciente".

Para Claudio Brites, coordenador pedagógico do Grupo Labmind, "o aluno deve aprender a escrever, escrevendo". "Embora não seja possível ensinar alguém a produzir uma obra-prima, criamos este curso para ensinar as pessoas a não escrever mal, a evitar os clichês e os estereótipos", conclui Nelson de Oliveira.

O corpo docente é composto por: Nelson de Oliveira (romance), Marne Lucio Guedes (roteiro de cinema), Marcelino Freire (contos), Edson Cruz (blog), Fernando Marques (teatro), Luís Marra (crônicas), Marcelo Maluf (infanto-juvenil) e Paulo Ferraz (poemas).

As inscrições estão abertas para o curso de Prática de Criação Literária e o conteúdo programático pode ser acessado no portal de internet do Grupo Labmind.

Para ir além
Prática de Criação Literária ― Início: 02 de maio de 2009 ― Universidade Cruzeiro do Sul (campus Liberdade) ― Rua Galvão Bueno, 898, Liberdade, São Paulo ― Site do curso do Grupo Labmind.

Tatiana Cavalcanti
3/4/2009 às 12h34

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês