busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 27/8/2009
Homenagem a Euclides da Cunha
Luis Eduardo Matta

2009 é o ano euclidiano, assim como 2008 foi o machadiano. Hoje, 27 de agosto, a Academia Brasileira de Letras inaugura uma exposição sobre o autor da obra-prima Os sertões, chamada Euclides, um brasileiro.

Segundo Antônio Callado, um trecho do prefácio escrito por Euclides para o livro Inferno verde, de Alberto Rangel, constituía a página mais bonita da literatura brasileira. Eu não estou longe de concordar com ele e divido com vocês essa preciosidade, na homenagem a esse notável escritor, no mês do centenário de sua trágica morte:

"A Amazônia é a última página ainda a escrever do Gênesis. Um metafísico imaginaria ali um descuido singular da natureza, que após construir em toda parte as infinitas modalidades dos aspectos naturais, se precipita na Amazônia para completar às pressas a sua tarefa.

É a terra moça, a terra infante, a terra em ser, a terra que ainda está nascendo. A sua fisionomia altera-se diante do espectador imóvel; de seis em seis meses cada enchente que passa é uma esponja molhada sobre o desenho feito e ainda não acabado. Ela se modifica, transforma os traços mais salientes e firmes, como se no quadro de suas palavras desmedidas andasse um pincel irrequieto e um sobre-humano artista incontentável. Mas entre as magias daqueles cenários vivos, há um ator agonizante: o homem".

Nota do Editor
Leia também "Por quer Os Sertões hoje?" e "Vida e obra de Euclides da Cunha".

Luis Eduardo Matta
27/8/2009 às 15h15

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês