busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 13/1/2003
O webjornalismo agradece II
Julio Daio Borges

Trata-se de um dos estudos mais abrangentes sobre jornalismo na internet, citando o Digestivo Cultural. Eu havia mencionado uma parte, mas descobri que há mais, muito mais. Cada parágrafo abaixo se refere a um texto completo, assinado por Mismana Militão (da UFBA). Embora contenha erros (que pretendo retificar), segue como um reconhecimento importante:

A vez do leitor - Quando entra no Digestivo Cultural, o internauta participativo nem reclama do "pop up". (...) A atualização é quase imediata. Há um indicativo do número de acessos/ dia e quantos estão na página. Com a iniciativa, os processos interativos são valorizados. (...) Para fazer o leitor aparecer junto com o material do site, existem ainda os fóruns para os textos que receberam maior repercussão. Os comentários referentes aos colunistas e ensaístas do site são postos logo abaixo de cada texto. E o internauta, é claro, responde à altura.

Memória circular - O Digestivo Cultural traz os links de memória disponíveis ao final do texto atualizado de cada seção. Se alguém quer conhecer a proposta da página, pode encontrar junto com o texto atual os principais editoriais publicados e entender a política do site como um todo. (...) No Digestivo, é fácil achar qualquer arquivo anterior bem na página principal. Junto com o espaço de cada seção está um caixa de opção que funciona como uma busca específica dando os títulos dos textos já publicados. (...) O recurso da memória também é responsável por reformulações de posicionamento do conteúdo. No Digestivo, os textos mais frequentados ganham destaque na primeira página com todos os comentários que conseguiu atrair e se transformam em fóruns de discussão.

Elevado à potência - A arquitetura do Digestivo Cultural, estruturada em links coerentes soube potencializar a navegação em todo o material produzido. A informação circula por entre as Notas, Colunas, Ensaios, Especiais, Editoriais, aproveitando os pontos de referência que os textos e seções têm em comum. Após as análises sobre os mais diferentes produtos culturais, há links para os sites oficiais de cantores, filmes, apresentações, exposições e coisas do gênero.

Mercado de Trabalho - O Digestivo Cultural (...) estabelece a produção numa dinâmica profissional. Divulga periodicamente releases sobre a estrutura e boa repercussão do conteúdo que oferece. O objetivo é atrair parceiros e patrocinadores. A repercussão do site na mídia oficial é apresentada como sinal de prestígio. (...) Ser jornalista formado não é exigência. No Digestivo Cultural boa parte dos redatores são profissionais bem sucedidos em outras áreas como médicos, advogados e engenheiros.

Julio Daio Borges
13/1/2003 às 17h47

 

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês