busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 19/3/2010
3 perguntas: blog Acesso
Rafael Fernandes

O blog Acesso, iniciativa do Programa de Democratização Cultural Votorantim, tem o intuito de disseminar informações sobre democratização cultural através de entrevistas, editoriais, notícias, entre outros. A seguir, Diogo Quitério, coordenador do Programa, conta um pouco mais sobre o blog. Além disso, fala sobre um concurso que o Acesso lançou neste mês.

1) Diogo, "democratização cultural" é um tema muito amplo. O que, afinal, o blog divulga e quais resultados tem alcançado?

O blog Acesso busca mapear, questionar e divulgar as melhores condições para que os brasileiros possam usufruir da grande e diversificada produção cultural do nosso país. O tema é realmente muito amplo e valorizamos as múltiplas abordagens que ele merece: acompanhamos as discussões sobre políticas públicas do setor, registramos projetos culturais inovadores e consistentes, soltamos dicas sobre editais, prêmios e cursos. O desafio é dar voz a todos os envolvidos na cadeia de produção cultural ― como artistas, produtores culturais, gestores públicos, acadêmicos, patrocinadores e a sociedade ― tendo sempre o benefício público como tema norteador. No último ano entrevistamos nomes de referência da área cultural (Marcelo Tas, Deborah Colker, Marcia Tiburi, Célio Turino etc.), sorteamos bolsas de estudos para cursos de gestão cultural, fizemos um ciclo de palestras sobre democratização cultural na PUC-SP e firmamos parcerias importantes como o Catraca Livre. Atualmente estamos promovendo um ciclo de discussões sobre a sustentabilidade da produção cultural, iniciado por um artigo do João Marcello Bôscoli, e lançamos o concurso "Meu evento tem Acesso" para apoiar a divulgação e repercussão de eventos culturais.

2) Em sua opinião, quais são os três principais fatores que dificultam o desenvolvimento da cultura como um negócio autossustentável no Brasil?

O blog Acesso tem acompanhado as discussões que tentam apontar fatores e mudanças prioritárias para o desenvolvimento do setor cultural no Brasil. Parece um consenso de que três pontos essenciais são a profissionalização da gestão cultural, o investimento em projetos e ações estruturantes (como formação artística e pesquisa) e a mudança de mentalidade quanto ao papel da cultura como tema transversal para políticas de cidadania, identidade e desenvolvimento local.

3) Fale um pouco sobre o concurso que lançaram. Quais objetivos vocês querem alcançar com essa iniciativa?

Nos últimos anos identificamos a dificuldade de produtores culturais em divulgar seus eventos. Ainda que bem estruturados e com temáticas relevantes, o desafio dos eventos ainda é a plateia cheia. Por isso criamos o concurso cultural "Meu evento tem Acesso", que tem como objetivo mapear apresentações artísticas (mostras, festivais, shows, exposições, festas, concertos, peças, entre outros), fóruns, congressos, seminários e prêmios, que sejam consistentes e criativas, e ajudá-los por meio de ações de divulgação e cobertura. Pretendemos mobilizar a nossa rede de parceiros para apoiar a visibilidade e repercussão que o evento merece. O evento vencedor será escolhido por voto popular pela página do blog Acesso no Facebook. As inscrições vão até o dia 30 de março no Acesso. É uma oportunidade de parceria bastante interessante para produtores de todo o país.

Rafael Fernandes
19/3/2010 às 21h04

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês