busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhões/mês
Quinta-feira, 24/3/2005
Profissão: jornalista cultural
Julio Daio Borges

Sergio Sá e Eduarda

É difícil você entrar [no curso superior] com alguma certeza. As pessoas entram muito novas na faculdade. Não sei se vale a pena escolher a área que se quer muito cedo. Na verdade, as pessoas que eu conheço acabaram se definindo no meio do caminho ou quando saem, dependendo do que conseguem fazer, e aí investem naquilo e tal, se apaixonam pela coisa. Mas é difícil porque às vezes você escolhe uma área e pensa "ah, eu quero fazer cultura, eu quero fazer cultura, eu quero fazer cultura..." e não percebe que o mundo de jornalismo cultural é muito pequeno e você pode se frustrar, especialmente aqui em Brasília. São muito poucos os espaços e é quase um acaso que você entre para fazer o que gosta assim, de cara. É preciso estar preparado para aproveitar o que surgir.

* * *

A graduação [nos cursos de jornalismo] é uma coisa louca, onde os alunos não querem saber de comunicação, só querem se formar como jornalistas ou publicitários, ou o que quer que seja, e a disciplina nunca aparece como deveria. Ela é prejudicada pela deficiência dos próprios cursos e currículos, e pela angústia dos alunos, que querem ter logo o diploma. Então, da forma como as pessoas têm saído das universidades, da faculdade, eu não acredito nessa reserva de mercado [conferida pelo diploma]. Acho que os cursos não têm formado jornalistas ou comunicadores.

* * *

[Dica:] Leia. Leia. Leia. Leia. Leia. Leia Machado de Assis. Leia Machado de Assis. Leia Machado de Assis. Leia Machado de Assis (risos). Vá atrás de conhecimento, vá atrás de saber, é isso que vai fazer a diferença. Leia para poder saber escrever, para poder conhecer e para poder ter uma visão mais ampla de mundo. E não fique angustiado na faculdade em correr atrás da prática, pelo contrário. Corra atrás do que você não vai ter para o resto da sua vida e não ache que estudar Teoria da Comunicação é bobagem, porque não é.

Sergio Sá, meu colega de CPFL, em entrevista num site só de jornalistas de Brasília.

Julio Daio Borges
24/3/2005 às 16h14

 

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhões/mês