busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 24/3/2005
Excelentes blogs
Julio Daio Borges

A tarefa de montar uma lista, seja ela com cinco, dez ou quinze endereços de blogs que pudessem ser considerados "excelentes" é complicada. Eu me recuso a nomear "os melhores" por uma questão ideológica: melhor em quê? Não dá para comparar um blog de cinema com um que fale sobre tecnologia. Então decidi primeiramente estabelecer os parâmetros do que seriam "excelentes blogs" e depois eleger "Dez Excelentes Blogs".

1. Blogs têm que ter originalidade: já existem blogs circulando pela blogsfera há vários anos, não há mais desculpas para repetir as fórmulas estilo "meu diário". Blogs também deixaram de ser considerados apenas "exercícios de ego" e são hoje levados a sério por universidades, empresas e pela imprensa, a ponto de a Apple querer processar um blog.

2. Blog sem RSS feed não é mais um blog que mereça ou vá receber muita atenção: o excesso de informação e a necessidade de filtrar a informação que vale a pena ler fizeram com que o RSS tenha se tornado obrigatório para quem quer escrever e ser lido.

3. Blog que se preza precisa ser atualizado sempre.

4. Ainda prefiro blogs "independentes", desconfio de todo blog corporativo ou corporativista que apareça por aí.

Tendo estabelecido alguns parâmetros, segue uma primeira lista do que eu considero Dez Excelentes Blogs da Blogsfera, com a descrição de seus méritos, sem nenhuma ordem em particular. Lembrem-se: essa lista não é uma lista definitiva, não pretende ser uma lista dos "melhores". Blogs aparecem e desaparecem, outros bons blogs surgem, a internet muda, o mundo muda, tudo muda o tempo todo.

Dani Cast, em seu já clássico MadTeaParty.

Julio Daio Borges
24/3/2005 às 09h04

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês