busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Segunda-feira, 28/3/2005
Leituras
Julio Daio Borges

Há um certo trauma da modernidade e de vanguarda que tem prejudicado a poesia brasileira. Quando ela busca o real sentido da poesia, que não é a inspiração, mas é algo parecido com isso, estando mais para um flash de idéia que desperta o bom poema, e quando ela deixa de ser cerebral, sendo mais sentimental, mais humana, ganha uma dimensão muito grande.

* * *

Há uma ditadura das editoras, as de São Paulo protegem os autores de São Paulo, as do Rio protegendo os cariocas, que são as mais visíveis e equivocadas por pensarem que só existe literatura no Brasil no Rio e São Paulo. Pode-se ver que está se fazendo excelente literatura em Belém do Pará, no Rio Grande do Sul, no Recife, existe uma literatura viva em todo país. E a mídia precisa descobrir. Descobrir esses nichos.

* * *

O autor brasileiro atual sofre de três pragas: a do aparentemente folclore erótico do Jorge Amado, onde todo mundo quer carnavalizar a sexualidade brasileira, o que é um erro porque surge uma prosa inautêntica; outros querem sofisticar a linguagem popular à maneira do Guimarães Rosa, outro equívoco, porque Guimarães Rosa foi grande porque conseguiu conjugar três pontos fundamentais a partir de um apuro lingüístico belíssimo, depois a construção do tempo narrativo maravilhosamente bem escrito, contando uma história com começo, meio e fim, e uma profundidade psicológica em seus personagens; a terceira, é o querer ser moderno, falando de violência, sob o que já escreveu Rubem Fonseca, contando uma história policial, com bastante palavrão, um delegado folclórico e estereotipado, e com pontos de erudição. Daí, acho que o importante é buscar a própria carga do escritor com originalidade, sem precisar copiar Jorge Amado, nem Guimarães Rosa, nem Rubem Fonseca.

Maurício Mélo Júnior, entrevistado por Luiz Alberto Machado.

Julio Daio Borges
28/3/2005 às 14h22

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês