busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 9/2/2011
Brasil animado
Elisa Andrade Buzzo

Logo que vi de relance no cinema o colorido vigoroso do totem daquele breve lançamento, pareceram-me dois personagens propagandísticos, mas talvez em parte eles tenham mesmo uma função "turística" de divulgar o Brasil aos próprios brasileiros. O grande chamativo do longa Brasil animado, dirigido por Mariana Caltabiano, era ser a primeira animação brasileira em 3D, moda atualmente nas salas de cinema. Claro que iria conferir os dois simpáticos cachorros Stress e Relax, que relembram suas viagens e desventuras pelo país em busca do grande jequitibá rosa, considerada a árvore mais antiga do Brasil. Foi pena, apenas, não terem mostrado imagens da misteriosa e extraordinária árvore.

O visual das animações me encantou pela relativa simplicidade das formas que se ressaltou, porém, pelo colorido vibrante, o luxuriante dos verdes nas cenas com matas e florestas. Tais cenas que unem animação e paisagens brasileiras reais foram responsáveis pelo diferencial da história, que segue um fio narrativo um tanto tênue. Talvez um pouco fora de contexto em alguns momentos tenha sido a inserção de celebridades do mundo cultural e esportivo, como Daiane dos Santos, Fernando Meirelles, Gisele Bündchen. Mas a ideia parecia ser a de simplesmente festejar o Brasil, seja por meio de suas belezas naturais (senti falta do Pantanal, principalmente) e grandes cidades, seus cartões-postais, suas personagens mundialmente conhecidas ou mesmo pelo temperamento do brasileiro, encarnado em Stress e Relax. Os dois cachorros, aliás, têm ótimas vozes dubladas por Leandro Jardim, que assina o roteiro com Mariana Caltabiano.



Brasil animado é carismático, cativante. Pergunto-me: será por causa de seus opostos, mas complementares personagens, Stress e Relax? Pela trilha sonora contemplando ritmos tipicamente brasileiros e as duas envolventes músicas tema? Ou então pelo próprio Brasil, que se apresenta exatamente assim, animado em dois sentidos: em desenho movimentado, engraçado e alegre, cheio de vida? É recompensador ver esse Brasil na tela. Saí do cinema cantarolando com o Simoninha "Esse Brasil/ É uma Brasil muito animado".

Elisa Andrade Buzzo
9/2/2011 às 11h27

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês