busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 19/7/2011
Cebrián sobre o fim
Julio Daio Borges

Com a palavra Juan Luis Cebrián, fundador do jornal espanhol El País (no último dia 11, à Folha):

"A pergunta mais importante é 'um jornal pode migrar para a rede?'. Até agora a resposta tem sido negativa. Não houve veículo que foi capaz de fazer essa migração. O problema está no fato de que um jornal na internet não é um jornal, é uma outra coisa. Sou radical nesse sentido, inclusive quando falamos da credibilidade das marcas. Até agora nenhuma das marcas tradicionais da imprensa escrita foi capaz de migrar para as operações virtuais com sucesso."

* * *

"Pergunto a meus editores, por que publicamos as páginas da bolsa de valores no El País? Seis páginas! Quem está no mercado consulta isso na internet. Para que publicar a previsão do tempo? Se eu venho a São Paulo, abro a internet no dia anterior para saber como está o clima. Não me ocorre ler isso no El País, com 24 horas de atraso. Mas continuamos a fazer assim."

* * *

"Os diários já não dão notícias. Todo mundo já sabe as notícias quando vai ler os jornais. Os jornais explicam, fazem análises, debatem. O competidor da Folha não é o Estado de S. Paulo, é o Google, o Facebook, estes são nossos competidores reais. E não queremos admitir porque não sabemos como competir com eles..."

Julio Daio Borges
19/7/2011 às 09h20

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês