busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Sexta-feira, 11/11/2011
Chaves do Inferno
Yuri Vieira

Trecho de um artigo de Ademir Luiz, para o Jornal Opção, no qual defende Roberto Gómez Bolaños como sendo "o criador de uma das mais sutis, brilhantes e temíveis representações do inferno em qualquer das artes: o seriado 'Chaves'". Vale a leitura.
(...) A polêmica [sobre o conceito de Inferno] continuou pelos séculos dos séculos, com novos debatedores: Tomás de Aquino, Lutero, Joaquim de Fiore. Na literatura, Dante e Milton criaram visões poderosas do inferno. O trio de condenados de Sartre, os cenobitas sadosmasoquistas de Clive Barker e os pecadores amaldiçoados de Roberto Bolaños são recriações contemporâneas perturbadoras.

Sim, Roberto Bolaños. Não, não se trata do falecido ficcionista chileno Roberto Bolaño (1953—2003), autor do calhamaço "2666". O Bolaños com S é um artista infinitamente superior. Refiro-me ao ator, escritor e diretor mexicano Roberto Gómez Bolaños, apelidado, num exagero quase perdoável, de Chespirito, ou "Pequeno Shakespeare" à mexicana. Ele é o criador de uma das mais sutis, brilhantes e temíveis representações do inferno em qualquer das artes: o seriado "Chaves". Se, conforme ensinou Baudelaire, "a maior artimanha do demônio é convencer-nos de que ele não existe", podemos concluir que esse mesmo demônio não iria apresentar seus domínios por meio de estereótipos: escuridão, chamas, tridentes, lava. Em "Chaves", verdadeiramente, "o inferno são os outros".

Bolaños encheu sua criação de sinais que devem ser decodificados para que se revele seu verdadeiro sentido de auto moralizante. O primeiro e mais importante é o título. Originalmente, o seriado chama-se "El Chavo Del Ocho", ou traduzindo do espanhol: "O Moleque do Oito". Ninguém sabe o verdadeiro nome do protagonista, que nunca foi pronunciado. Cha­mam-no apenas de "Moleque". O nome próprio Chaves é uma adaptação brasileira, uma corruptela da palavra "chavo". É certo que um "chavo", ou "moleque", é quem faz molecagens; quem subverte a ordem do que seria moral e socialmente aceito como correto. Em livre interpretação, o "moleque" é um pecador. Portanto, o seriado trata de pecados. Não de pecados mortais, pois do contrário dificilmente seus personagens gerariam simpatia, mas, com certeza, de pecados capitais. (...)

Yuri Vieira
11/11/2011 às 15h57

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês