busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 28/11/2012
Premiação para blogs culturais
Rafael Fernandes

O Acesso, blog mantido pelo Instituto Votorantim para produzir e discutir a causa da democratização cultural, lança um prêmio destinado a blogs de cultura. As inscrições vão até o dia 04 de dezembro e mais detalhes podem ser obtidos neste link. A seguir, Diogo Quitério, coordenador do Programa de Cultura do Instituto Votorantim, responde três perguntas a respeito da premiação:

1) Por que premiar blogueiros?
No ano passado fizemos uma pesquisa com leitores do blog Acesso e eles sinalizaram um grande interesse em conhecer novas iniciativas, projetos e personagens do universo da cultura. A partir daí, o nosso desafio foi descobrir como mapear esse conteúdo, como chegar nas histórias dos eventos e dos artistas espalhados por todo o Brasil. E identificamos que esse conteúdos estão registrados nos milhares de blogs do nosso país, que discutem cultura ou temas correlatos. Os blogueiros, nesse aspecto, são os jornalistas e os olheiros que nos permitem conhecer e refletir toda a riqueza e diversidade da nossa cultura. O blog Acesso quer reconhecer e divulgar esse trabalho, na maioria das vezes voluntário, dos blogueiros.

2) O que vocês estão procurando de diferente nesses blogs?
A nossa expectativa é identificar visões bastante particulares sobre a arte e cultura brasileira. Procuramos identificar vozes que possam contar a cultura a partir do seu recorte - às vezes se diferenciando por sua perspectiva regional, outras vezes pela formação profissional ou a idade do blogueiro, etc. Quais são os eventos e temas que mais mobilizam produtores culturais de Cuiabá ou de Florianópolis? Como abordam e discutem as leis de incentivo um jovem estudante e um artista com 30 anos de carreira? Como os públicos das periferias enxergam a programação cultural da cidade?

3) Como você acha que a existência desses blogs de cultura podem impactar na formação dos jovens?
Eu destacaria dois aspectos, um pessoal e outro profissional. Por um lado eu acredito que os blogs são ferramentas bastante democráticas - gratuitas e de fácil uso -, que possibilitam a qualquer jovem registrar e compartilhar a sua visão de mundo. Independente da audiência, é dada a possibilidade de expressão a esses jovens, o que leva a um processo de reconhecimento. Ele passa a refletir sobre o seu território, sobre seus direitos e deveres, ou sobre o seu grupo. Além disso, tenho certeza de que muitos jovens descobriram suas vocações por meios dos blogs. Começaram escrevendo sobre qualquer tema e naturalmente sentiram necessidade de se aprofundar nas pesquisas, nas articulações sociais ou nas habilidades técnicas. Eventualmente se tornaram jornalistas, fotógrafos, artistas, sociólogos ou gestores públicos. Não podemos duvidar do poder de motivação e mobilização que um ferramenta como o blog pode ter na trajetória de um jovem.

Rafael Fernandes
28/11/2012 às 21h43

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês