busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sábado, 8/12/2012
O agenciamento literário
Yuri Vieira

No livro O Zen e a Arte da Escrita, Ray Bradbury comenta quais foram os dois dias mais importantes de toda a sua longa vida: 1) O dia em que conheceu sua esposa; 2) O dia em que conheceu seu agente literário. Interessante, não? Mais interessante ainda é lembrar que, no Brasil, apenas jogadores de futebol e duplas sertanejas possuem agentes, os famigerados "empresários". (Isto já dá uma boa noção do nosso nível cultural...)

Cá entre nós, a mensagem de Bradbury é clara: para se compreender a falta que um agente literário faz para o escritor basta pensar na falta que uma esposa faz a um homem. (Ou que um marido faz a uma mulher. Ou um companheiro a... enfim, você entendeu. Caso ainda não, assista ao filme Jerry Maguire.) Enquanto o escritor padece de tantas incertezas profissionais, muita gente que daria um bom agente (de um ou mais autores) prefere trabalhar em outras áreas porque, no Brasil, supostamente ninguém gosta de ler... (E as livrarias se unem contra os ebooks, contra os ereaders e assim por diante.) Ora, hoje há comércio online, há livrarias que imprimem livros sob demanda, há ebooks, ou seja, uma série de inovações inexistentes no milênio passado. Logo, o agente pode mudar também. Ele já não seria necessariamente alguém que apenas corre atrás de editoras. Poderia ser ele próprio um editor - criando ebooks e as matrizes em PDF para a impressão sob demanda -, um marqueteiro, um organizador de palestras e lançamentos, além de outras tarefas do gênero. Bom, é como vejo a situação. Há quem entenda do assunto melhor do que eu.

Falando nisto, recebi o seguinte email:
O agenciamento literário

Giuliana Trovato, agente executiva-chefe da McSill Literary Agency, e James Mcsill, fundador do grupo McSill Literary Management, estarão online num evento de fim de ano, gratuito, respondendo perguntas de autores profissionais ou iniciantes a respeito de agenciamento literário e publicação no exterior.

Os tópicos:

O papel do agente literário;
Como encontrar/buscar um agente literário;
Como conseguir um agente para seu manuscrito;
Como escrever para um agente literário;
O que diferencia um bom/mau agente;
Como publicar no exterior;

Dia: 16 de dezembro de 2012
Horário: 18hoo (hora de SP/ RJ)

Poderá ser assistido via:

- Twitcam
- Livestream
- WeMobi

Para se inscrever, envie um email para [email protected] e aguarde as informações de login.
Pode ser uma boa forma de se inteirar do assunto com maior profundidade.

Yuri Vieira
8/12/2012 às 19h52

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês