busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 13/3/2013
Papa Francisco
Ricardo de Mattos

Caso encerrado. A igreja de Roma passa a ter um novo sumo pontífice na pessoa de Francisco I, nascido Jorge Mario Bergoglio. Si o Papa anterior, de 85 anos, alegou idade avançada e esgotamento físico e psicológico, o atual tem nove anos de vantagem, embora não possa contar com um de seus pulmões, extraído após doença respiratória.

Jesuíta, os primeiros comentários referem-se ao seu estilo de vida simples e sem ostentação, exemplificado no andar sozinho de metrô, no cozinhar para si e pela disponibilidade ao contato direto com fiéis. Sendo, depois de séculos, o primeiro Papa não europeu, provavelmente será acompanhado pela curiosidade e pelas especulações a respeito da escolha. Também afirmaram-no tímido e de poucas palavras, bem como intelectualmente privilegiado. Foi professor de psicologia, literatura, filosofia e teologia.

Engenheiro químico de formação, precisou abandonar os estudos de química. Escolheu o sacerdócio e, realizados os estudos iniciais, ingressou na Companhia de Jesus. Bento XVI foi um nome escolhido com olhos na tradição eclesiástica; Francisco I poderia representar um recomeço. Pode ser tanto uma homenagem a Francisco de Assis, quanto a Francisco Xavier, co-fundador da Companhia de Jesus.

Dentre as curiosidades do primeiro momento, podemos destacar a ânsia de Diego Maradona em encontrar-se com o novo Papa. O jogador é a divindade cultuada (sic!) pela Igreja Maradonista - ou Maradoniana - que há não muito tempo declarou outro jogador, Messi, como o novo Messias. Questionamos si este seria um encontro ecumênico ou uma reunião hierárquica...

Ricardo de Mattos
13/3/2013 às 19h10

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês