busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Domingo, 16/6/2013
Um Everest de Desmandos
Duanne Ribeiro

O que aconteceu durante os confrontos entre polícia e cidadãos, nestes últimos dias, é apenas um reflexo de como estamos mal servidos com uma (ou duas) polícia que saiu da ditadura sem que houvesse um esforço em torná-la mais democrática e a serviço da população.

O que vimos é apenas o resultado de um estado democrático de quinta categoria, que nunca quis enfrentar as verdadeiras mazelas deixadas pela ditadura militar que, lembrem-se, durou mais que o nazismo na Alemanha.

Essa polícia, assim como outros agentes do Estado, não está à altura de responder aos requisitos mínimos de civilidade e de prestação de serviço, porque nossos políticos falharam de tal maneira que tudo o que veio com o "fim" da ditadura foi empurrado para debaixo do tapete.

Esses confrontos são apenas a ponta do Everest de desmandos e descuidos que a nossa classe política não soube resolver — seja de que lado estejam.

Enfim, um país desmemoriado, mal administrado, deixando agora de ser o darling entre os Brics, sem retroceder em sua história mais recente, não pode se dar ao luxo de conviver com outros países, mais modestos, mas que conseguiram entrar no Estado de Direito com o pé também direito. Vamos ser gauche agora e sempre! (e não me refiro aqui a nenhuma posição política)...

Marcelo Kahns, jornalista.

Duanne Ribeiro
16/6/2013 às 23h10

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês