busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quinta-feira, 28/4/2005
As influências imorais
Andréa Trompczynski

Já pensei muitas vezes em desistir de escrever. Não porque eu não goste ou não tenha tempo. Amo escrever e tenho tempo. Pensei em desistir porque sou má. Tenho umas opiniões más e, não gostaria de ser responsável por corromper algum jovem bom.

Ontem, assistindo na tevê um protesto de índios, pensei que não deveriam proteger qualquer tipo de primitivismo. Não há mais espaço para primitivismos. Não existem mais índios puros. Que escolhessem as coisas mais importantes da cultura indígena para preservar e, índios, à civilização. Minhas raízes são polonesas e nem por isso fico dançando polcas o dia todo, preparando pratos poloneses e vestindo roupas típicas. Serão extintos mais cedo do que pensam se assim continuarem, se negando à mistura e ao, se bom ou mal, não sei, "progresso". Um deles, de calça jeans, dizia que não queria a escola "branca" dentro de sua aldeia. As crianças e mulheres, por certo, venderão cestas de palha na beira da estrada.

Por pensamentos assim, tenho muitas vezes a vontade de parar de escrever. Quando penso que um índio jovem e idealista, estando na cidade para fazer compras, terá o rosto triste quando em algum cyber cafe, ler estas minhas más palavras. E desistirá de lutar pela pureza da sua tribo.

Andréa Trompczynski
28/4/2005 às 14h08

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês