busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Sexta-feira, 16/8/2013
Machado e Capitu vão ao teatro
Eugenia Zerbini

Capitu olhos de mar: entretenimento certo para o fim de semana. Adaptação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis (1839-1908)(o Bruxo do Cosme Velho, nas palavras do poeta Drummond), o que torna dispensável maior introdução.

A transcrição do texto para linguagem cênica é assinada por Kiko Riesser, que responde também pela direção. Tanto uma como outra merecem aplausos. Aquela primeira pela fidelidade às páginas do livro; esta última, por extrair dos quatros jovens atores, sempre em cena e em um palco despido, a expressividade necessária para que interpretem com cor e energia 16 personagens. Os atores, diga-se de passagem, em melhor forma que as atrizes, sendo que Diego de Andrade merece um bravo, pelo tour de force em dar vida a Escobar, Ezequiel, José Dias (o homem dos superlativos!), Pádua, Sr. Gurgel e Vizinho 1.

Apenas como prova de que se assistiu com atenção à peça, cabe uma pergunta: qual a razão o acento italianado dos vizinhos? O local da ação é o Rio de Janeiro imperial. A mesma indagação é dirigida à caracterização de dona Fortunata que, pela lembrança, em nenhuma das linhas do livro é tida como filha da bela Itália. Trata-se de Machado de Assis e, não, de Juó Bananère. Xô, La Divina Increnca, Adoniran Barbosa & Cia . Mas esse detalhe não compromete e o espetáculo convence.

Como confessado no texto do programa, a peça — apresentada por meio da voz de Bentinho - é uma declaração de amor à literatura que, dessa forma, recupera sua tradição oral, da época em que era transmitida pelos rapsodos gregos. "A sedução pela palavra é o norte do nosso narrador, a fé no poder da narrativa é o que leva adiante em seu relato".

Anunciada como uma adaptação voltada ao público juvenil, Capitu olhos de mar satisfaz o gosto do adulto. A peça, que estreou no dia 10 de agosto, será encenada todos os sábados e domingos, no Teatro MUBE, às 18 hs. (Avenida Europa,218, Jardim Paulista, tel.2594-2601, ingressos de R$ 10,00 a R$ 20,00). Em cartaz até 5/10.


Eugenia Zerbini
16/8/2013 às 20h28

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês