busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sábado, 11/1/2014
Leituras Premiadas em 2014
Eugenia Zerbini

O Clube de Leitura Premiados Record retoma seus encontros no dia 4 de fevereiro, convidando os leitores de Réveillon e outros dias, volume de contos de Rafael Gallo, para conversar sobre o livro. Vencedor do Prêmio SESC Literatura 2011/12 e finalista do Jabuti no ano passado, Réveillon e outros dias reúne contos que retratam sentimentos. Por vezes aqueles das despedidas ternas, como em "Révellion"; às vezes aqueles dos outros dias do título - doloridos, como em "Violentada", ou enigmáticos, como em "A casa iluminada", e até inominados, como em "Espiral" (ponto alto da coletânea). Em todos, o autor endossa o dito por Santo Agostinho: nada que é humano lhe é estranho. E através de estilo claro, correto, fluído.

Uma espécie de making of de grande parte do contos de Revéllion e outros dias encontra-se disponível no blog de Rafael Gallo - que, além de escritor também é músico

Brindando essa dupla vocação, e para aguçar os paladares para o encontro de fevereiro - que contará com a presença do próprio Rafael -, aqui vai um trecho de "Os olhos castanhos de Sinatra":

"Quando a música começou, o senhor lhe sorriu com sua mansa satisfação de idoso. Ele retribuiu com uma falsidade desengonçada e, após o cliente desviar o olhar, colocou a língua para fora, simulando vomitar a orquestra que lhe entrava pelos ouvidos. Surgiu a voz de Sinatra: "A cigarette ... that bears ... a lipstick's traces...". O senhor sorriu novamente, mas dessa vez para si mesmo - para seu próprio universo, sua própria história. O garoto, intocado, apenas pensou: "É só o cara morrer que já transformam ele num..."
E ela apareceu.
Ela.Ela.Ela...
Entrou lentamente na loja; lentamente no dia. Inclinou o rosto para o garoto, como se pedisse licença para entrar em sua vida. Os olhos dela, subitamente, penetraram nos seus. Penetraram em seu coração, sua espinha e em todos os seus poros: foi a primeira vez que ele sentiu as fibras abertas de sua própria pele. Ela também cumprimentou o senhor, que retribuiu com o gesto ancestral de inclinar-se, tirando-lhe um chapéu inexistente. O velho perguntou carinhosamente, apontando em direção à fonte sonora:
- Gosta?
-É linda...- Para não atrapalhar a canção, ela respondeu apenas movendo os lábios.
Apenas movendo os lábios... É em silêncio que se alcança outra existência: o mundo em outra velocidade - como numa embriaguez, como no Cinema. A vida só não é como num filme porque não é sempre que, como agora, música e cena se casam. Eduardo se aproximou um pouco mais, atraído por aqueles olhos castanhos - os maiores já vistos por ele, os mais belos. Não poderia prever que no futuro escreveria sobre esses olhos em um livro, mas já tinha certeza de que sempre se lembraria deles".

O que: Encontro do Clube de Leitura Premiados Record
Quando: 4/2/2014, das 19 às 20 hs.
Onde: Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915
Inscrições: [email protected]

Na sequencia, Frank Sinatra - o Old Blue Eyes - interpretando "These foolish things (remind of you)", canção de 1936, dos ingleses Eric Maschewitz (letra) e Jack Strachey (música), em gravação de 1981, ao vivo, em Buenos Aires. Por assim dizer, tema musical do conto "Os olhos castanhos de Sinatra".




Eugenia Zerbini
11/1/2014 às 09h36

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês