busca | avançada
63075 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Sexta-feira, 7/3/2014
O ensaio no Clube de Leitura
Eugenia Zerbini



O ensaio (Record, 2012, 395 ps.), de Eleanor Catton (1985 -) estará no centro das conversas do próximo encontro do Clube de Leituras Premiados Record. Eleanor Catton distinguiu-se ,em 2013, por ser a mais jovem vencedora do The Man Booker Prize, com seu romance "The Luminaries". O ensaio, originalmente publicado em 2008, foi seu livro de estreia, finalista do Orange Prize.

Eleanor Catton "autora incrivelmente talentosa, que rouba qualquer cena", nas palavras do The New York Times, nasceu no Canadá e criou-se na Nova Zelândia. Em O ensaio, volta seus olhos para um mundo de adolescentes, dividido em duas esferas : uma delas compreendendo a vida das jovens que estudam em um colégio para garotas, onde um professor , responsável pela banda de saxofones da escola, acaba de envolver-se com uma delas, criando um escândalo. Há uma misteriosa professora particular desse instrumento, que tudo sabe, tudo vê, sobre tudo palpita... O segundo círculo narrativo é uma prestigiosa escola para jovens atores, onde se prepara a peça de final de curso. Aos alunos cabe escrever o texto a ser representado. A intersecção dos dois círculos ocorre quando esses alunos começam a escrever sobre o que ocorreu naquela escola de moças.

"- O sax é um instrumento de sopro, o que significa que funciona com a sua respiração. Acho interessante que a palavra "respiração" em latim seja a mesma origem para nossa palavra "espírito". As pessoas antigamente achavam que respiração e espírito eram a mesma coisa, que estar vivo significava simplesmente respirar. Quando você solta o ar nesse instrumento, minha querida, não está apenas lhe dando vida. Está lhe dando a sua vida".

A estrutura, audaciosa, adota os dias da semana para contar o que se passa na escola das garotas e os meses para relatar o que ocorre na escola de teatro. Com uma mão firme, Mrs. Catton segura a atenção do leitor até o final, como atestado pela crítica do The Guardian. Cabe ainda uma chamada sobre a tradução da obra, a cargo da brava escritora e tradutora Adriana Lisboa.

Abaixo, entrevista com Eleanor Catton na sequencia da premiação, no ano passado. Ela ressalta sua atenção, quando escreve, tanto ao enredo como à forma. Referindo-se ao vitorioso "The Luminaries" - cuja trama se passa na Austrália, na segunda metade do século XIX, em plena corrida do ouro - Catton detalha que imaginou um livro de suspense, povoado por muitos personagens, abordando temas sobrenaturais (reencarnação, fantasmas). Ao mesmo tempo, seguiu uma forma sólida e bem estruturada. Ela não menciona, mas são 12 capítulos em que os personagens se movimentam de acordo com a progressão dos astros. Desse modo, Eleanor Catton acredita ter preservado - além da audácia criativa, digo eu - a riqueza do enredo e a clareza do discurso.

Do mesmo modo que fez com O ensaio, como veremos na reunião do Clube de Leitura Premiados Record, do dia 12/03, na Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho 915, das 19,30 às 21,00 hs.

O que: Clube de Leitura Premiados Record

Quando: Dia 12/03/2014, na Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho, 915, das 19,30 às 21,00 hs.

Livro a ser discutido: O ensaio, de Eleanor Catton




Eugenia Zerbini
7/3/2014 às 15h17

 

busca | avançada
63075 visitas/dia
1,8 milhão/mês